Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

BALADA SEGURA : Operação na cidade completa 9 anos

BALADA SEGURA  : Operação na cidade completa 9 anos
28 fevereiro
08:24 2020

Em 2019, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), realizou 52 ações da Operação Balada Segura no município. De acordo com o convênio que o órgão municipal tem com o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), devem ser promovidas, pelo menos, quatro operações por mês, em diferentes pontos da cidade.

O foco das blitze, efetivadas por meio do programa – uma parceria entre os Poderes Executivos municipal e estadual –, é combater a perigosa união da direção com o álcool, uma das principais causas de acidentes, e considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O teste do bafômetro é a principal ferramenta utilizada pelos agentes de trânsito nas abordagens. Todos os motoristas parados na Balada Segura são convidados a fazer o teste, que aponta os níveis de álcool presentes no sangue do indivíduo. Quem se recusa a fazer essa verificação é autuado na hora, como explica o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

“A Operação Balada Segura tem seu diferencial, por ser específica no combate à alcoolemia ao volante. Todo motorista é convidado a realizar o teste do bafômetro, e os que se recusam são autuados. Em caso de flagrante de direção alcoolizada, o infrator é multado e pode até vir a ser preso”, explica o secretário.

   PENALIDADES

Quem não aceita usar o aparelho, oferecido pelos servidores, é autuado, paga multa e fica com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. O mesmo ocorre com o condutor que apresentar embriaguez, com os níveis de 0,05 mg/l (miligramas de álcool por litros de ar expelido dos pulmões) até 0,33 mg/l. O cidadão que for flagrado com grau de teor alcoólico acima de 0,34 mg/l, o delito passa a configurar como crime de trânsito, que resulta em prisão, com direito à fiança, o que não anula o processo por violação da lei: pode ser respondido em liberdade. Não ficará livre, porém, da multa e da CNH, cujo uso será proibido.

   NÚMEROS

Em 2020, a Operação Balada Segura completa 9 anos de atuação em Pelotas, estando presente desde a sua criação e o lançamento pelo Detran/RS, em 2011. No ano de 2019, a STT realizou, dentro das 52 operações do programa, 1.554 abordagens.

   Balada Segura Pelotas em 2019

  • 52 operações;
  • 1554 abordagens;
  • 285 veículos autuados;
  • 303 Autos de Infração de Trânsito (AIT) lavrados;
  • 132 veículos recolhidos;
  • oito testes do bafômetro positivos, entre os quais dois enquadrados como crime; e
  • 17 recusas à realização do teste.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções