Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Balneabilidade do Laranjal será divulgada a partir do dia 20

Balneabilidade do Laranjal será divulgada a partir do dia 20
06 dezembro
16:43 2019

Até 28 de fevereiro de 2020, as análises são feitas pelo Sanep e os resultados anunciados, às sextas-feiras, pela Fepam

A partir de 20 de dezembro, o Sanep, em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), dará início às divulgações sobre a balneabilidade na praia do Laranjal. A coleta das amostras foram iniciadas no mês de novembro pela autarquia e passam por análises para apresentar as condições das águas aos banhistas. O resultado será anunciado sempre às sextas-feiras, no período entre 20 de dezembro e 28 de fevereiro de 2020, oficialmente através do site da Fepam (www.fepam.rs.gov.br), no aplicativo e também nas redes sociais do órgão.

O Sanep também fará os comunicados em suas redes sociais. Nestas datas, as tradicionais placas informativas também já estarão instaladas em 10 pontos dos balneários do Laranjal. Na internet, os veranistas que acessarem o serviço precisam ficar atentos ao ícone de uma mão fazendo sinal de positivo, caso o local esteja próprio para banho, ou de negativo, se houver alguma contaminação.

Para analisar as condições bacteriológicas das praias, é utilizado o parâmetro Escherichia coli, bactéria que habita o trato gastrintestinal de humanos e outros animais endotérmicos. Em Pelotas, o Sanep também realiza a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações crônicas.

Projeto Balneabilidade

O Projeto Balneabilidade é realizado desde o verão de 1979/1980, divulgando aos veranistas informações sobre as condições da qualidade das águas das praias litorâneas, lagunares e de rios do Rio Grande do Sul. Para facilitar a comunicação, foi desenvolvido, com apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o site Sistema de Balneabilidade – Baln e o web aplicativo. O serviço pode ser acessado por meio dos sistemas Android e iOs e, para obter o ícone de atalho na tela do smartphone ou tablet, basta acessar o site (https://secweb.procergs.com.br/baln-consulta/). Na página e no aplicativo também são disponibilizadas informações sobre previsão do tempo e condições de segurança para banho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções