Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Bancários em greve

18 setembro
16:42 2013

Greve BancosA partir desta quinta-feira, 19, os bancários de Pelotas e região entram em greve geral, acompanhando a mobilização nacional da categoria que está em período de campanha salarial. “Desde a frustração gerada pelos banqueiros na mesa de negociação do dia 05 de setembro, federações e sindicatos de todo o país estão preparando a greve, pois a  Fenaban negou todas as reivindicações de saúde e condições de trabalho”, disse o coordenador de comunicação do Sindicato, Roger Peres.  Segundo ele, temas essenciais para os bancários como o fim das metas, mais segurança e plano de cargos e salários são ignorados pelos bancos.

Outro motivo que leva os bancários à greve é a proposta econômica apresentada pelos banqueiros (reajuste de 6,1%), que ficou abaixo das expectativas da categoria. O índice reivindicado pelos bancários é de 11,93% (5% de aumento real além da inflação) “É preciso considerar  que os bancos brasileiros são os mais rentáveis da América Latina”, disse Peres. Ele acrescenta que, para forçar a Fenaban a melhorar a proposta, os bancários vão utilizar sua principal ferramenta de luta: a greve.

“Os piquetes de esclarecimento e convencimento dos bancários devem tomar conta das agências bancárias do país a partir desta quinta-feira. A categoria é muito coerente em suas reivindicações econômicas. Os bancos é que estão fora da realidade ao oferecerem um reajuste sem aumento real, afinal seus lucros continuam enormes”, analisa o dirigente sindical

 Aviso de greve

O edital de aviso de greve nas instituições financeiras do Rio Grande do Sul foi publicado pela Fetrafi-RS (Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras) no último sábado, 14, em jornal estadual. O documento anuncia a paralisação das atividades por tempo indeterminado a partir do dia 19 de setembro, prevendo a realização de assembleias diárias junto aos locais de trabalho para organização dos trabalhadores para o movimento.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Comentários ()

Seções