Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

BANCÁRIOS : Greve no Banrisul caminha para o final

BANCÁRIOS : Greve no Banrisul caminha para o final
24 outubro
09:57 2014

Mesmo sem assembleia, trabalhadores reunidos em Porto Alegre fazem votação e optam pelo fim da paralisação que hoje completa 24 dias.

A greve dos trabalhadores do Banrisul está chegando ao seu final. Pelo menos é esse é o indício pós “encontro” no Clube do Comércio, ontem, em Porto Alegre. É que após ser adiada uma assembleia marcada pelo Sindicato dos Bancários, cerca de dois mil servidores da instituição resolveram fazer uma votação – registrada por um tabelião, com a ata a ser enviada à direção do Sindicato – e a maioria optou pelo fim da greve que entra hoje entra no seu 24º dia.

A greve dos funcionários do Banrisul iniciou juntamente com a greve geral dos bancários, no dia 30 de setembro. Na semana passada, a maioria dos trabalhadores – de 24 bases sindicais – aceitou a proposta e retornou ao trabalho. Outras 15 prosseguiram a paralisação. Também na semana passada, a direção do Banrisul anunciou o fim das negociações com os trabalhadores e ajuizou a greve. As agências de Porto Alegre e região metropolitana funcionam parcialmente. Em Pelotas e região a paralisação e total.

Sobre o adiamento da assembleia, a direção do SindiBancários informou que a adiou por volta das 11h30min e que avisou os trabalhadores. Havia, segundo os sindicalistas, uma preocupação com a integridade dos trabalhadores. De acordo com os dirigentes sindicais “a diretoria do Banrisul estaria convocando trabalhadores que não estavam em greve para comparecerem à assembleia e votarem pelo fim da paralisação”.

Em assembleia na quarta-feira, banrisulenses de Caxias do Sul decidiram pelo fim da greve, que continua nas bases sindicais de Porto Alegre, Horizontina, Lajeado, Litoral Norte, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, Santo Ângelo, São Leopoldo, Uruguaiana, Vacaria e Vale do Caí.

 

Comentários ()

Seções