Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Banda de Música do 4º BPM completa 83 anos

Banda de Música do 4º BPM completa 83 anos
15 janeiro
17:05 2014

O Comandante, Oficiais, Praças e Funcionários Civis do 4º BPM (Batalhão de Policia Militar) homenagearam a Banda de Musica do 4º BPM que completa hoje, 15/01, 83 anos de história e música em Pelotas. A Banda esta sediada no Quartel do 4º BPM na Av. Bento Gonçalves em Pelotas.

Breve Histórico: A Banda de Música foi fundada oficialmente em 15 de Janeiro de l931, no comando do Ten Cel José Rodrigues Sobral, com a presença do Srº  Cônsul da Itália, demais autoridades, representantes da Imprensa e alguns maestros consagrados. O programa musical foi admiravelmente executado causando a mais agradável impressão a todos os assistentes, que muito elogiosamente se manifestaram, cumprimentando o comando pela bela audição que assistiram.

A Banda atualmente está inserida no Projeto Social da Operação Golfinho da Brigada Militar “Banda na Praia”

A Banda atualmente está inserida no Projeto Social da Operação Golfinho da Brigada Militar “Banda na Praia”

Dados Históricos:

  • Primeiro Maestro da Banda do 4º BPM: Vicenso Caldovino.
  • Primeiro Ensaio Geral: Dezembro de 1930.
  • Inauguração Oficial: 16 de Janeiro de 1931.
  • Primeira Apresentação da Banda de Música: Praça Julio de Castilhos em 02 de  Agosto de l931, Pelotas Rs.
  • Primeira Apresentação fora da Cidade: No município de São Lourenço do Sul em 26 de Agosto de 1931.
  • Primeiro Arranjo Musical em Homenagem a um Oficial: Em 20 de Outubro de 1931.
  • Primeira apresentação em escola: Escola Taquina Profissional em 24 de Outubro de 1931.
  • Primeira apresentação da Praça Cel Pedro Osório: Em 28 de Outubro de 1931.
  • Primeira apresentação em Igreja: Em 24 de Novembro de l931 na catedral São Francisco de Paula, missa pela alma dos elementos que tombaram no último movimento Revolucionário que pertenciam ao 9º RI e 4º BPM.

Desde então a banda vem fazendo sua história abrilhantando eventos militares participando ativamente das formaturas e desfiles da semana da pátria por toda Região Sul do Estado e também fazendo parte de eventos em nossa cidade, como a Fenadoce, gravação da minissérie da rede globo Incidente em Antares, execução do Hino Nacional na partida de futebol entre Brasil X Alemanha em Porto alegre ano de 1994, formaturas do PROERD Programa de Resistência a Drogas e Violência, homenagens nas Câmaras de Vereadores de toda região Sul, das Prefeituras e à 12 anos é parceira no Projeto Ronda da Cidadania, do Poder Judiciário. No ano de 2012 a Banda desenvolveu um projeto Social nas escolas da rede pública e particulares de Pelotas, chamado “Banda do 4º BPM nas Escolas” atendendo aproximadamente 4.000 crianças no primeiro semestre letivo.

A Banda atualmente está inserida no Projeto Social da Operação Golfinho da Brigada Militar “Banda na Praia” em conjunto com a Banda de Música da Escola de Formação de Sargentos (EsFas) de Santa Maria percorrendo todas as praias do Litoral Sul trazendo alegria e musicalidade para os veranistas e comunidade em geral, sendo um elo indissolúvel entre a Brigada Militar e a Sociedade civil.

Seu quadro de músicos atualmente é composta pelo Regente e Mestre da Banda Tenente Xavier, Sargento (Sgt) Pedrozo, Sgt Lessa, Sgt Flávio, Sgt Marinho, Sgt Daniel, Sgt Silva, Sgt Medina, Sgt Dias, Sgt Augusto, Sgt Ubirajara, Soldado (Sd) Natã, Sd Eder, Sd Luis, Sd Ribeiro, Sd Vieira e Sd Taiara ( primeira mulher no Estado a compor uma banda de música da Brigada Militar).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções