Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Banrisul presente no Top-5 do Banco Central

Banrisul presente no Top-5 do Banco Central
20 janeiro
08:36 2016

O Banrisul aparece oito vezes no ranking Top 5 do Banco Central, nos últimos 12 meses, com altos índices de acerto nos seus prognósticos para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) e taxa de câmbio. Desse total, cinco ocorrem em meses consecutivos, a partir de agosto de 2015. “São desempenhos que revelam o alinhamento do Banco com os dados da realidade econômica mundial e brasileira”, avalia o diretor financeiro e de relações com os investidores, Ricardo Hingel. “É dessa percepção sobre o que está acontecendo que surgem os nossos acertos, para tranquilidade de nossos acionistas e investidores”.

De acordo com o diretor, a conquista de oito tops no período de 12 meses também evidencia a retomada de uma característica que o Banrisul registrou a partir de 2004: “De lá para cá, foram 44 presenças nossas no Top 5, sendo 17 para o IPCA, 13 para a meta para Taxa Over-Selic, 13 para taxa de câmbio e uma para IGP-M”. Entre 2004 e 2005, o Banco liderou o ranking Top 5 por nove vezes em 11 avaliações mensais, além de ficar na segunda e na terceira posições nos dois outros meses.

Hingel ressalta o fato de o Banco manter permanente atenção aos cenários possíveis, inclusive por meio da contratação de consultorias, com quem o seu staff mantém conferências regulares – e que a cada edição semanal apresentam quórum crescente. “É a profissionalização a serviço dos prognósticos”, comenta ele.

O Top 5 é uma classificação tradicional do Banco Central, num universo de mais de 100 instituições financeiras, acadêmicas e consultorias que divulgam periodicamente suas projeções para os indicadores econômicos. São indicadas as cinco mais bem posicionadas para uma série de categorias, nas condições de curto, médio e longo prazos.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções