Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

BANRISUL/UCPel : Operação de crédito recupera Universidade e HUSFP

BANRISUL/UCPel : Operação de crédito recupera Universidade e HUSFP
03 agosto
19:39 2017

Uma operação de reestruturação de crédito entre o Banrisul e a Associação Pelotense de Assistência Cultural (APAC), mantenedora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), foi assinada de forma simbólica, nesta quinta-feira (3), no Palácio Piratini, na presença do governador José Ivo Sartori.

NEGOCIAÇÃO ocorreu no Palácio Piratini em Porto Alegre  Fotos: Karine Viana/Palácio Piratini

NEGOCIAÇÃO ocorreu no Palácio Piratini em Porto Alegre
Fotos: Karine Viana/Palácio Piratini

O Banrisul liberou R$ 130 milhões, com garantias contratuais e pagamento em 240 meses. De acordo com o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, essa reestruturação levou um ano e sete meses de negociação para ser construída. A ação vai permitir o equilíbrio econômico-financeiro da instituição, que atende cerca de quatro mil alunos, e manter ativo, com novas condições, o Hospital Universitário, responsável por 60% atendimentos do SUS na Região Sul.

“Essa é uma operação modelar, de atitude, coragem, entendimento de todos os envolvidos em torno da Universidade Católica e do hospital, cujo papel é fundamental para a comunidade. Afinal é um patrimônio social, uma grife cultural da comunidade pelotense e de toda região”, disse Sartori.

O arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da UCPEL, Dom Jacinto Bergmann, agradeceu ao governo e disse que foi uma luta de muitos anos para encontrar uma solução. “Finalmente conseguimos resolver uma situação que atinge toda uma comunidade na Região Sul do estado. Encontramos uma luz no fim do túnel”, reconheceu.

Participaram do ato, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; o reitor da UCPEL, José Carlos Bachettini Jr; o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Bartz; o diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Edevar Machado Jr; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Viana; e o deputado estadual Catarina Paladini.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções