Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Basquete feminino do IFSul é campeão nacional dos Jogos dos Institutos Federais 2019

16 outubro
17:34 2019

O basquete feminino do IFSul é bicampeão nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Na edição deste ano, realizada em Guarapari (ES), a equipe representada por atletas do câmpus Pelotas faturou o primeiro lugar com uma campanha invicta – quatro partidas, quatro vitórias e 124 pontos marcados. A primeira conquista foi em 2015, ainda sob o comando do treinador Jorge Otte.

Evento foi disputado em Guarapari (ES), entre os dias 7 e 12 deste mês

Evento foi disputado em Guarapari (ES), entre os dias 7 e 12 deste mês

“Nossas meninas foram impecáveis. Conseguiram executar praticamente tudo o que havíamos combinado e treinado. As individualidades apareceram bem e na hora certa, mas o trabalho em equipe foi o que fez a grande diferença a nosso favor”, avaliou o professor e técnico Joubert Penny.

Apesar de a competição ter contado com apenas cinco equipes, o treinador destacou que o nível técnico dos times era muito alto, o que valorizou ainda mais o título.

“Fomos bastante exigidos, com certeza. Além do trabalho coletivo, tivemos muita efetividade em todos os setores, sobretudo na defesa, e nos arremessos de média distância. Isso pesou muito e nos colocou em vantagem contra os adversários”, comentou.

Outros resultados

Nos JIF 2019, o IFSul obteve ainda outros dois bons resultados: terceiro lugar no handebol masculino e quarto, no feminino. Ambas as equipes foram lideradas pelo professor Vinícius Costa.

“O time masculino perdeu na semifinal para o campeão (IF Sul de Minas) por 15×14. Foi a final antecipada. Caso a gente tivesse passado, provavelmente seríamos campeões”, lamentou.

O treinador também elogiou a equipe feminina de handebol, quarta colocada no torneio. Na opinião dele, por conta do que chamou de “um equívoco no regulamento”, as meninas do IFSul acabaram perdendo o terceiro lugar, mesmo tendo uma vitória a mais e ainda terem vencido o confronto direto contra as gurias do IF Ceará, que acabaram ficando em terceiro.

“Apesar dessas situações, o trabalho está bem feito. No handebol, nos últimos cinco JIF nacionais, conquistamos seis medalhas”, ressaltou Costa.

Sobre o evento

A edição 2019 dos JIF foi realizada em comemoração aos dez anos da criação dos Institutos Federais e ao aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Este ano, não foram realizadas etapas regionais para que todas as instituições se encontrassem em Guarapari, no Espírito Santo, em um grande evento.

Participaram da competição, que aconteceu entre os dias 7 e 12 de outubro, cerca de 1,7 mil estudantes-atletas e servidores de todas as regiões do Brasil. Foram disputadas 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais: natação; judô; xadrez; tênis de mesa; basquete; futsal; handebol; voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol.

A delegação do IFSul contou com 45 atletas, sendo 39 do câmpus Pelotas, cinco do câmpus Venâncio Aires e um do câmpus Bagé – que atuou no handebol e voleibol feminino. A instituição de ensino gaúcha participou de cinco modalidades: handebol, futsal, basquete, voleibol e vôlei de praia. Todas as despesas foram custeadas pela Reitoria do IFSul e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

“Diante do contingenciamento orçamentário e das dificuldades financeiras, a representação do câmpus Pelotas nos JIF 2019 só foi possível graças a esse aporte financeiro da Reitoria e da Setec”, reforçou o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa. “Até mesmo nas comemorações do nosso aniversário de 76 anos, este mês, foi preciso recorrer a outras fontes de financiamento, que, neste caso específico, foi o aporte financeiro dos próprios gestores do câmpus”, lembrou.

Os JIF 2019 foram organizados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento teve financiamento do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cidadania, com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.

A edição 2020 dos JIF será sediada pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), conforme decidido na 100ª Reunião Ordinária do Conif, realizada este mês, no câmpus Guarapari do Ifes.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções