Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

“Batalhão Coronel Camilo” completa 90 anos

“Batalhão Coronel Camilo” completa 90 anos
16 fevereiro
15:41 2014

O 4° Batalhão de Policia Militar teve seu marco de criação em 21 de Fevereiro de 1924, denominado “4° Batalhão de Infantaria Montada”, tendo várias denominações, no decorrer destes anos. Em virtude do Decreto número 20.327, de 12 de Junho de 1970, passou a chamar-se ”Batalhão Coronel Camilo”, tendo este designativo até hoje.

O Comandante, Major Enilton Gley Costa Albuquerque, que atualmente responde interinamente pelo comando do 4° BPM, conta com um efetivo de 655 Policiais Militares, distribuídos em nove municípios.

Este efetivo está composto em quatro Companhias, sendo que três tem sede no município de Pelotas e abrangência nos municípios de Capão do Leão e Arroio do Padre. A Quarta companhia tem sede no município de Canguçu, com abrangência nos municípios de Piratini, Pinheiro Machado, Pedro Osório, Cerrito e Morro Redondo.

No 4° Batalhão de Policia Militar é desenvolvido o programa Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), que tem como objetivo primordial de atuar e educar, junto a escolas, na prevenção do uso de drogas para crianças e adolescentes.
Também está sediada no 4° BPM a Defesa Civil, órgão do governo, responsável pela coordenação das ações civis, com o objetivo de prevenir e reduzir desastres, amparando e orientando as comunidades atingidas por estes eventos. No período de anormalidade, desenvolve atividades de minimização de desastres, compreendendo a preparação e prevenção para emergências. A Defesa Civil atua em ocorrências de desastres naturais como enchentes, estiagens, vendavais, deslizamentos, entre outros.

Serão inaugurados, ainda este ano de 2014 que completa os seus 90 anos, 11 núcleos de Policiamento Comunitário espalhados por toda cidade de Pelotas, que visa um policiamento pró ativo, e tem por finalidade estreitar os laços entre comunidade e Brigada Militar.

Na segunda-feira, dia 24, às 17h, será realizada a solenidade alusiva às comemorações do 90º aniversario de criação do 4º BPM.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções