Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Beneficiárias do Programa RS Mais Igual participam de Dia de Campo

Beneficiárias do Programa RS Mais Igual participam de Dia de Campo
29 outubro
15:50 2013

O Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (CETAC) sediou na última sexta-feira (25/06), um Dia de Campo para assistidos da Emater/RS-Ascar do município de Pelotas. Mulheres do Quilombo do Algodão e do Quilombo do Alto do Caixão, inclusas nos programas governamentais RS Mais Igual, Fomento Produtivo, Bolsa Família e Luz Para Todos, participaram da capacitação.

O Dia de Campo foi organizado pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar Arlethe da Fonseca, Daiane Iribarrem e Márcia Vesolosquzki do Escritório Municipal de Pelotas. A atividade contou com quatro estações para práticas agroecológicas com os seguintes temas: hortas, pomares, minhocários e plantas medicinais, além de duas oficinas de confecção de sabão e pomada. “As estações foram planejadas para mostrar às beneficiárias que, mesmo com pouca área física para produção, podem ser realizadas ações produtivas. O foco principal da atividade é que as mulheres tenham mais autonomia e não dependam de produtos comprados em supermercado”, comentou a extensionista Daiane.

Segundo Arlethe, a primeira parcela do recurso prevista no programa, no valor de 1 mil reais, já foi recebida por 66 famílias, de um total de 98, o que tornou possível a execução dos projetos. “Já temos várias hortas implantadas bem como outros projetos nas áreas de avicultura, ovinocultura, suinocultura, bovinocultura. Sem essa ajuda eles não teriam condições de fazer. Este é um dos motivos que nos faz perceber a importância das políticas públicas serem acessadas por estas famílias. Os recursos tem feito muita diferença na qualidade de vida dos beneficiários”, ressaltou Arlethe.

Na zona rural da região sul, aproximadamente mil famílias são atendidas pelo programa RS Mais Igual – que busca promover melhorias nas condições de vida da população em vulnerabilidade social com um trabalho coordenado, marcado pela cooperação de todas as esferas da sociedade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções