Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

BLACK MUSIC : No ritmo da melodia dançante do “Charm”

27 março
10:25 2015

Dia 4 pós 23h no Observatório Bar –  Gonçalves Chaves 496 -, festa “Tributo à Boate 52”. Antecipado a R$10,00 no Studio CDs

Por Carlos Cogoy

Antônio Garcia divulga rádio online

Antônio Garcia divulga rádio online

Promoção para reviver as festas “Black” que embalaram gerações. “Revival” ao som dançante do “charm”. Programação especial como tributo à casa “B52”. Festa romântica com a sonorização do DJ pelotense Antônio “Du Charm” Garcia. No evento dia 4 no Observatório Bar, também a participação do DJ Luka de Porto Alegre. Produção: Balada Black Pel. Antecipados também podem ser adquiridos no salão “Negras com atitude” – Passeio 5 do Navegantes 2 -, Ótica Bilharva – Floriano entre Deodoro e Santa Tecla -, banca “Stylo do Guetto” – lojas 131 e 132 no Pop Center -, “Grafite na Pele Tatoo” – Floriano 114ª -, e “Dyvas by Studio Jason Coiffeur” – Floriano 114ª entre Osório e Deodoro.

RECONHECIMENTO – Desde os anos noventa, ele tem sido o DJ de diferentes festas. Dos aniversários e confraternizações familiares, até promoções na capital do Estado. Dia 21, porém, proporcionou “bailinho” num local inusitado. À frente das “picapes” Pioneer, tocou no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza da Câmara Municipal. O ritmo embalou o encerramento do 1º Congresso de Negros e Negras de Pelotas e, no espaço que costumeiramente é palco de discursos e votações, passos, gingados e sorrisos aprovados por unanimidade. No evento, Antônio Garcia foi um dos homenageados. O DJ recebeu certificado ao lado de Letícia Dorneles – filha de Rubinei Machado -, griô Sirley Amaro e produtora cultural Nailê Machado.

TRAJETÓRIA – Sua especialidade é o “Charm”, e o acervo atual reúne mil CDs e cinco mil álbuns digitalizados – arquivados em HD. O fascínio pela “Black music” começou aos dez anos. À época, recorda Antônio Garcia, ao visitar amigas que moravam próximas à sua residência no bairro Simões Lopes, ouvia a emissora carioca AM “Mundial 860”. No repertório, o guri ouvia grupos como “The Temptations”, “Loose Ends”, “Change”, “S.O.S. Band” e “The B.B. & Q. Band”. A divulgação estava a cargo de DJs como Loopy, Fernandinho e Corello. Na adolescência, Garcia passou a pesquisar sobre a música negra, buscando mais informações e iniciando o acervo com vinis. Em Pelotas, ouvindo a então FM RCC, já era possível curtir o “charm” e descobrir novos grupos. Garcia lembra que acompanhava programas como: “Black is Black”; “Laser Mix”; “Night Fly”. Com trajetória ligada à sonoridade do “Charm”, profissionalizou-se como DJ e, há quatro anos, criou a rádio online Balada Black Pel. Contatos com o DJ: 8421.7958.

Antônio e o filho Everson no Congresso de Negros e Negras

Antônio e o filho Everson no Congresso de Negros e Negras

CHARM tornou-se sua identificação como DJ. E a predileção pelo som também teve influências de equipes que animavam festas locais ao final dos oitenta. “Du Charm” menciona a “Laser Mix” de Rudinei Machado e “Painel 860” do DJ Renatinho. Eles tocavam repertório proveniente do Rio de Janeiro. No começo dos noventa, aos quinze anos, Garcia abraçava o “3 em 1”, e animava-se para atender as primeiras solicitações. Em 1997, porém, convite para a parceria no “Black Balanço”. Além do programa na então Alfa FM, também a agenda de festas “black”. A experiência foi a base para a fase solo, consolidando-se profissionalmente. A aprendizagem, diz Garcia, ocorreu na prática, como autodidata, assistindo vídeos, errando e desenvolvendo técnicas de mixagem. Em 2005, programa “Virtual DJ”, e nova etapa com a simulação das “picapes” no notebook. Há quatro anos, Garcia quase desistiu. Com a perda da mãe Clarice Tereza Crespo Garcia, incentivadora da sua dedicação ao Charm, período que desafinou o ritmo do DJ. Mas, lembrando do apoio que recebia da mãe, tratou de reanimar e manter a agenda de apresentações. Para conhecer mais sobre o ritmo acesse: baladablackpel.blogspot.com.br

DJ pelotense tocou na festa “100% Charm” com pioneiro Corello em Porto Alegre

DJ pelotense tocou na festa “100% Charm” com pioneiro Corello em Porto Alegre

CULTURA – Na agenda do DJ Du Charm: 10 de abril na “Black Charm”, União Fabril em Rio Grande; 16 de maio, “Groove Chic” no Shanday Pub em Porto Alegre. Para maio, nova edição do ‘Charm na rua’ – primeira foi em fevereiro à avenida Brasil no bairro Simões Lopes, proximidade do viaduto. Garcia criou o evento, inspirando-se no “Eu amo o Charm”, que acontece no viaduto de Madureira no Rio de Janeiro. Ele salienta que, em 2013, teve oportunidade de tocar ao lado do DJ Corello, que trouxe o estilo para o Brasil. O evento ocorreu na capital gaúcha.

RÁDIO online toca ‘charm’ 24 horas. Além de internautas de diferentes regiões do País, também dos Estados Unidos, Alemanha, Japão e Espanha. Os ouvintes podem interagir através de ‘chat’. Acesse: baladablackpel.com.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções