Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Bloqueios de caminhoneiros podem afetar entrega e diminuir estoques do varejo no RS

27 fevereiro
14:16 2015

Avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS é que até o momento o impacto nas lojas é pequeno, mas situação pode se agravar

Entregas nas lojas ainda acontecem normalmente em Porto Alegre

Entregas nas lojas ainda acontecem normalmente em Porto Alegre

A paralisação dos caminhoneiros e bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul começa a afetar o funcionamento do varejo em diversas partes do estado. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, estima que os estoques de um modo geral durem mais uma semana. É o caso de lojas de vestuário e eletro eletrônicos.

Uma das situações mais preocupantes, segundo a presidente da CDL Caxias do Sul, Analice Carrer, já registradas no comércio é atraso em medicamentos nas farmácias e de alimentos em redes de supermercados na região de Caixas do Sul.

– Se não normalizar até a próxima terça-feira começarão a faltar perecíveis. Para produtos secos temos estoques de até 20 dias – afirmou o diretor da Rede de Supermercados Andreazza, Jaime Andreazza, em Caxias do Sul.

Outro segmento que começa a ser afetado é o de distribuição de água mineral.

– Ainda contamos com estoque para atender clientes até a próxima segunda-feira. Caminhões estão parados no caminho de São Paulo para o Rio Grande do Sul. Ficaram retidos em Ilhota (SC), desde terça-feira à noite – comenta o presidente da CDL Jovem e diretor da distribuidora Spazio Kaza Gourmet, Marcos Vinícius Jacoby. Em Jaguarão, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguarão, Maria Emma Lippolis, diz que as lojas ainda contam com estoque, mas o prejuízo é sentido com mais intensidade pela escassez de combustível no município e região.  Outro prejuízo esperado pelos lojistas é o desgaste na imagem das empresas que estão com entregas programadas, já que provavelmente acontecerão atrasos e o consumidor não receberá os produtos adquiridos em loja ou de forma virtual no prazo prometido.

Comentários ()

Seções