Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

BOMBEIRO MIRIM : Projeto capacita 30 alunos

BOMBEIRO MIRIM : Projeto capacita 30 alunos
05 julho
10:06 2018

Em breve, Pelotas contará com 30 bombeiros mirins capacitados para atuar na prevenção de incêndios e acidentes. Lançado, oficialmente,  terça-feira, o projeto Bombeiro Mirim, iniciativa do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), integra as ações do Pacto Pelotas pela Paz. Com caráter educativo e informativo, 56 horas/aula serão ministradas, durante 14 semanas, pela coordenadora do projeto, Thaiane Schneider, e outros cinco bombeiros. Os encontros vão ocorrer nas manhãs de sábado.

“Todo mundo sonha em ser bombeiro, no sentido de ser um herói, alguém que arrisca a própria vida para salvar outras. Desejo que vocês tenham sabedoria, resiliência, esperança no futuro e força para fazer as escolhas certas, que são aquelas que respondem ao que o coração de vocês pede. Com isso, serão os heróis das suas vidas, independentemente da profissão que escolherem”, aconselhou a prefeita Paula Mascarenhas.

GRUPO é formado por 20 estudantes da rede municipal e 10 da rede estadual

GRUPO é formado por 20 estudantes da rede municipal e 10 da rede estadual

O grupo, formado por 20 alunos da rede municipal de ensino e 10 da rede estadual – sendo 16 meninos e 14 meninas –, recebe sua primeira aula oficial neste sábado (7). O conteúdo programático prevê ensinamentos sobre primeiros socorros, segurança no trânsito, percepção de riscos, e prevenção de afogamentos, incêndios e acidentes. Todas as crianças receberão uniformes, material didático e de higiene pessoal, além de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Comandante do 3º BBM, o tenente-coronel Everton Dias agradeceu a credibilidade dada à instituição para a realização do projeto e salientou a importância do seu lançamento dentro da semana comemorativa ao Dia do Bombeiro, celebrado dia 2 de julho, e da Semana de Pelotas – em alusão ao aniversário da cidade em 7 de julho.

“O bombeiro tem por essência doar sua vida em prol de alguém. Essa vocação, que vai além da farda, é que queremos transmitir às crianças”, explicou o comandante.

O PROJETO

Por se tratar de um projeto-piloto, as instituições próximas ao quartel central do Corpo de Bombeiro receberam prioridade. Os 30 alunos pertencem às escolas municipais Jeremias Froes, Carlos Laquintinie e Joaquim Assumpção e à estadual Doutor Francisco Simões. O currículo básico oferecido é composto por 12 disciplinas e conta, inclusive, com aulas de espanhol. Uma formatura para encerrar as atividades e oficializar a capacitação também está na programação do projeto.

O lançamento contou com a presença dos futuros bombeiros mirins, pais e familiares, além de uma palestra motivacional apresentada pelo bombeiro militar Ângelo Dias – que contou sua trajetória de vida e deixou uma mensagem de incentivo ao grupo.

Acompanharam o evento o secretário de Segurança, Aldo Bruno Ferreira, o comandante da 2ª Companhia Especial de Bombeiro Militar, major Gerson Luiz Rodrigues, o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o juiz Marcelo Malízia Cabral, o tenente-coronel Roberto Ortiz, e o representante da empresa Sagres (apoiadora do projeto), Bruno Gonçalves.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções