Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

BOMBEIROS : Corporação recebe novos equipamentos ao comemorar 119 anos

BOMBEIROS  : Corporação recebe novos equipamentos  ao comemorar 119 anos
24 julho
09:29 2020

O Corpo de Bombeiros de Pelotas completou ontem 119 anos e, por conta da pandemia do novo coronavírus, a solenidade em comemoração ao aniversário foi reduzida, em tempo e número de convidados.

Paula Bombeiros 30A cerimônia ocorreu no pátio aberto do quartel-general da instituição, na esquina da rua Gomes Carneiro com a 15 de Novembro. A prefeita Paula Mascarenhas participou do evento, ocasião em que assinou o termo de cessão de uso de novos equipamentos e um barco, destinados ao uso dos bombeiros na cidade e adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Bombeiros (Funbom).

“O Corpo de Bombeiros é uma das instituições com mais credibilidade junto à comunidade em todo o mundo, porque homens e mulheres, ao longo da história, deram o melhor de seus esforços para proteger as pessoas. Sou muito grata pela parceria nas ações integradas do Pacto Pelotas Pela Paz. Inclusive, tem sido um grande aliado na fiscalização do cumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia”, assinalou a prefeita.

NOVOS EQUIPAMENTOS

Na ocasião, o comando da corporação detalhou os investimentos. Foram adquiridos um barco para operações de resgate aquático, 60 capacetes de combate a incêndio, três micro-ondas, um aparelho de televisão para a sala de instrução, uma desfragmentadora de papel e cinco impressoras portáteis a serem usadas em serviços do Sistema Online de Licenciamento (SOL). O valor total aplicado superou os R$ 267 mil, oriundos do Funbom.

Estiveram presentes o comandante da Companhia Especial do Corpo de Bombeiros de Pelotas, major Gerson Rodrigues; o comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ºBBM), tenente-coronel Everton de Souza Dias; e o assessor parlamentar Lucian Brum, representando o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).

TAMBÉM foram adquiridos 60 capacetes de combate a incêndio

TAMBÉM foram adquiridos 60 capacetes de combate a incêndio

CONHEÇA O FUNBOM

Instituído pela lei municipal 4.242 de 12 de dezembro de 1997, o Fundo Municipal de Bombeiros (Funbom) é alimentado por recursos advindos de taxas de serviços não emergenciais realizados pelos bombeiros, tais como prevenção de incêndio ou cortes de árvores que não representam risco imediato. O fundo permite ao Corpo de Bombeiros de Pelotas comprar aparelhos necessários ao exercício das atividades, com verbas municipais.

SAIBA A HISTÓRIA

O Corpo de Bombeiros de Pelotas foi criado no dia 23 de julho de 1901 por meio de um decreto municipal do então intendente Francisco de Paula Moreira. Antes, desde meados da década de 1860, os combates a incêndio na cidade eram realizados de forma amadora, pelos chamados “aguateiros”, que utilizavam pipas d’água e uma bomba manual para conter as chamas.

Em 1935, passa a ser vinculado à Brigada Militar do Rio Grande do Sul, e, em 1952, o efetivo do Corpo de Bombeiros de Pelotas passa a ser responsabilidade do governo do Estado. Em 2018, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS) vem a se tornar uma instituição independente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções