Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

BR-116 : Duplicação causa danos aos moradores

16 setembro
10:11 2014

O vereador e líder comunitário Vicente Amaral (PSDB), mais uma vez atendendo pedidos da comunidade, realizou visitas de fiscalização. Na última sexta-feira, dia 12, esteve com sua equipe na Vila Virgílio Costa, especialmente devido ao chamado dos moradores da rua Lauro Ribeiro.

Na ocasião, ouviu a todos presentes e pode analisar pessoalmente a situação que vem sendo vivida pelos moradores desde o inicio das obras da BR-116. Os transtornos começaram em meados de 2013, quando ocorreram os primeiros encaminhamentos da obra naquela região. Devido aos procedimentos necessários, como demolições e trânsito de cargas pesadas, muitos estragos foram feitos nas vias; o grande problema é que os responsáveis não realizaram o reparo dos estragos até a presente data. No gabinete do edil, diversas reclamações e tentativas de solucionar algumas demandas já foram registradas, alguma foram solucionadas pela prefeitura, porém rapidamente os danos ocorreram novamente por causa da rotina da obra, como por exemplo a rua Felisberto Machado Júnior, que foi ensaibrada, compactada e toda sua tubulação substituída, e novamente foi totalmente destruída pelas obras, mesmo após os reparos da prefeitura.

MORADORES da Virgílio Costa reclamam

MORADORES da Virgílio Costa reclamam

PROBLEMAS como inundações, lama, vias danificadas, bloqueios nas entradas e saídas, e inclusive no principal acesso do bairro pela BR-116. Por ordem da Policia Federal, um dos principais cruzamentos da rua Lauro Ribeiro, também sofre com os bloqueios que vem sendo feitos. O transporte coletivo também já foi suspenso, deixando as pessoas sem opções de deslocamento. Em dias de chuva, quando há transbordo de água e esgotos, as crianças ficam sem poder chegar até suas escolas, e os comerciantes temem grandes prejuízos.

As autoridades responsáveis deixaram o local em um completo abandono, sem as devidas providências, alguns pontos da obra estão paralisados e sendo executadas em outros pontos da BR, onde há menor contingente de moradores, deixando essa comunidade a deriva dos transtornos que causaram.

Em contato com o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, o vereador Vicente Amaral, exigiu que fosse passada uma resposta para estas pessoas que atualmente estão vivendo o caos em seus lares. Através de e-mail, o DNIT enviou algumas informações ao gabinete do tucano, para que fossem repassadas aos moradores. Sobre a manutenção de ruas internas, alegam que o assunto já está sendo discutido entre a Consórcio Contorno (construtora responsável pelas obras no local), a comunidade e o DNIT. Sobre o transporte público, estão sendo realizadas conversas com a empresa TURF, que garante a melhoria do atendimento no local, após a liberação da rua lateral. Quanto a liberação do acesso da rua Lauro Ribeiro à BR-116, por tratar-se de uma solicitação da Policia Rodoviária Federal, não deverá ocorrer. Para a solicitação de passarelas, estão sendo realizados estudos dos principais pontos onde serão necessárias, e acredita-se que ainda este ano haverá licitação.

OUTRA QUESTÃO levantada pelos moradores é a desapropriação do local, bem como suas indenizações. O DNIT avisa que o processo é feito com acompanhamento da Justiça Federal, e aqueles moradores que já foram indenizados, compareceram nos mutirões de conciliação e puderam questionar ou não, pessoalmente, o valor proposto, inclusive na presença de um defensor público ou advogado. As propriedades estão sendo avaliadas a partir de valores de mercado. Quanto aos moradores nas proximidade da Vega, afirmam que ninguém foi expulso do local, pois o DNIT juntamente ao IBAMA, estão realizando estudos para analisar a melhor forma de despropriação que deverá ser adotado. Todos serão avisados previamente sobre os próximos encaminhamentos.

Após a reunião na região danificada, Amaral juntamente com o superintendente de Serviços Urbanos do município, Ronaldo Souza, formaram uma comissão de moradores para que unindo esforços possam solucionar os problemas desta comunidade quem vem sofrendo com os prejuízos ocasionados pelas obras da duplicação da BR-116.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções