Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Brasil e Alemanha fazem jogo decisivo pela semifinal da Copa do Mundo hoje à tarde no Mineirão. Quem perder dá adeus ao título e vai disputar o terceiro lugar.

08 julho
09:32 2014

SEM NEYMAR : É preciso superação para chegar à final

Neymar foi sempre apontado como a principal esperança do Brasil para conquistar o hexacampeonato. Mas o craque brasileiro está fora da Copa do Mundo. Sem ele, o time de Luiz Felipe Scolari necessita compensar a perda da qualidade técnica, com organização coletiva e ter, sobretudo, espírito de superação. Afinal, a tarefa é importantíssima e complicada. Diante da forte Alemanha, a Seleção Brasileira decide nesta terça-feira, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte, a classificação para a final da Copa do Mundo.

Nas semifinais, o Brasil encontra pelo caminho o primeiro adversário realmente forte. Um detentor de três títulos mundiais e que tenta superar a sina de cair nesta penúltima etapa da competição. A Alemanha foi semifinalistas nas últimas quatro edições da Copa do Mundo. Em casa, em 2006; e na África do Sul, em 2010, foi eliminada pela Itália e Espanha – as duas que vieram ser dias depois as campeãs do mundo.

FELIPÃO e grupo estão prontos para vencer e seguir a caminhada rumo ao hexa. Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

FELIPÃO e grupo estão prontos para vencer e seguir a caminhada rumo ao hexa. Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

A Seleção Brasileira tenta chegar à sua oitava decisão de Mundial. Nas sete finais conquistou o título cinco vezes e perdeu em duas oportunidades. Uma delas dentro de casa, em 1950. Por isso toda a ansiedade para que desta vez a taça fique no país. Em função desta pressão, a lesão de Neymar ganhou contorno de drama.

Além de Neymar, o Brasil tem outro desfalque importante. O capitão Thiago Silva está suspenso pelo recebimento do segundo cartão amarelo. A vaga na defesa fica com Dante, que é um conhecedor do futebol alemão. Ele joga no Bayern de Munique e é companheiro de sete dos titulares no time adversário: Neuer, Lahn, Boateng, Schweinsteiger, Toni Kroos, Götze e Thomas Müller.

Felipão admite optar por três volantes

Pode ser uma estratégia para alimentar o mistério sobre a escalação do Brasil, mas pode evidenciar também incertezas do treinador. Na verdade, Luiz Felipe Scolari testou várias opções no treino da manhã desta segunda-feira, sem sinalizar quem deverá ser escolhido para a vaga de Neymar. O que está resolvido é a entrada de Dante no lugar de Thiago Silva e o retorno de Luiz Gustavo, que cumpriu suspensão no jogo anterior.

Na entrevista coletiva concedida nesta segunda, depois da viagem de Teresópolis para Belo Horizonte num helicóptero, Felipão admitiu que teria apenas duas opções táticas para escalar a equipe. Uma delas seria escolha deum jogador de frente para a vaga de Neymar, mantendo a linha de três meias atrás de Fred. A disputa estaria entre Willian e Bernard. A outra é escalar o time com três volantes: Luiz Gustavo, Fernandinho e Paulinho.

“Se eu jogar com três volantes, darei mais liberdade aos laterais. E se eu jogar com dois homens, darei um pouco menos de liberdade, mas vou acrescentar alguma situação diferente para causar algum prejuízo à Alemanha”, adiantou o treinador.

Novo líder

David Luiz assume papel de principal jogador e líder do Brasil Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

David Luiz assume papel de principal jogador e líder do Brasil
Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Sem Neymar, David Luiz assume o posto de principal ídolo da torcida brasileira. Sem Thiago Silva, o camisa 4 “herda” também a braçadeira de capitão do time. Ou seja, David Luiz passa a ser o jogador mais importante do Brasil nesta reta decisiva da Copa do Mundo. Não é à toa que aparece como um dos melhores do mundo, inclusive, liderando o ranking da Fifa, que considera a pontuação obtida pelos jogadores nas partidas do torneio.

Carismático, David Luiz não é eficiente apenas na tarefa defensiva. Nas duas últimas partidas, ele marcou gols importantes. Fez o gol brasileiro do empate por 1 a 1 com o Chile nas oitavas de final e ainda converteu uma cobrança de pênalti na decisão da vaga por tiros diretos. Já na partida das quartas, ele fez o segundo da vitória de 2 a 1 diante da Colômbia, numa cobrança de falta da intermediária. Nesses dois jogos, o zagueiro foi eleito o melhor jogador em campo.

Paulista de Diadema, David Luiz Moreira Marinho, 27 anos, diz que está preparado para ser a liderança da equipe dentro de campo. “Estou preparado para a função, já sou uma espécie de vice-capitão. Esse grupo é muito tranquilo de lidar. São pessoas simples e humildes. Fica fácil liderar”, afirmou.

BRASIL

Júlio César

Daniel Alves

Dante

Fred vem sendo criticado, mas tem histórico de gols importantes na hora decisiva dos campeonatos Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Fred vem sendo criticado, mas tem histórico de gols importantes na hora decisiva dos campeonatos
Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

David Luiz

Marcelo

Luiz Gustavo

Paulinho

Fernandinho

Oscar

Hulk

Fred

T: Luiz Felipe Scolari

 

Schweinsteiger comanda meio-campo da competitiva Alemanha

Schweinsteiger comanda meio-campo da competitiva Alemanha

ALEMANHA

Neuer

Lahn

Boateng

Hummels

Höwedes

Schweinsteiger

Khedira

Toni Kroos

Özil

Thomas Müller

Klose (Gotze)

T: Joachim Low

Árbitro: Marco Rodríguez (México). Local: Mineirão, em Belo Horizonte/MG

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções