Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

BRASIL : Vitória para manter esperança

18 outubro
09:07 2016

Brasil espera vencer Londrina para não perder de vista o G-4 no Campeonato Brasileiro da Série B

Num período de dois anos, Brasil e Londrina vão fazer o sexto confronto entre eles nesta terça-feira, às 21h30, no Estádio Bento Freitas, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. As duas equipes estão disputando posição na parte de cima da tabela de classificação, com a pretensão de retornar ao G-4. O time paranaense está melhor no momento: é o sexto colocado, com 49 pontos. O Xavante aparece em nono com 45 – seis de distância para o quarto colocado.

O time de Rogério Zimmermann tenta se recuperar das derrotas nas rodadas anteriores, quando foi superado pelo Náutico (2 a 0) e Bahia (1 a 0) – ambos os jogos realizados fora de casa. “O grupo ficou chateado pelos resultados, mas satisfeito com a produção”, diz o treinador, salientando que o Brasil mantém a média de atuações nesta Série B.

O Londrina teve também uma decepção na rodada anterior, quando só empatou com o Luverdense no Estádio do Café. Antes havia perdido para o Vasco por 1 a 0. Esses tropeços determinaram que o LEC perdesse a vaga no G-4 para o Náutico e fosse também ultrapassado pelo Bahia. Terá agora dois jogos fora de casa: contra Brasil e Criciúma.

Felipe Garcia e Jô se reencontram: duelo de times que precisam vencer para manter esperança de acesso Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Felipe Garcia e Jô se reencontram: duelo de times que precisam vencer para manter esperança de acesso
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

RETORNO – O Xavante terá o retorno de três titulares, que não jogaram na Bahia. Felipe Garcia, Elias e Washington estavam suspensos e foram substituídos por Marcão, Jonatas Belusso e Galiardo, respectivamente. A ausência desta vez é Marlon, que está fora pelo terceiro cartão amarelo. A dúvida é se Brock será novamente o lateral-esquerdo, já que ficou fora da delegação na viagem para Salvador. O outro jogador da posição no elenco é Xaro.

Panorama pode se alterar

Se quando estava no G-4, o discurso no Brasil era de cautela, alegando faltar ainda muitos jogos na competição, o argumento serve agora para minimizar o distanciamento das primeiras colocações do Brasileiro da Série B. Atualmente, o Xavante está a seis pontos do quarto colocado, o Avaí; e do terceiro Náutico.

“Há sete rodadas atrás, o panorama era bem diferente. É possível que daqui a sete rodadas a situação seja outra”, afirma o técnico Rogério Zimmermann. Desta maneira, o Brasil não abre mão da possibilidade de ainda sonhar com vaga na primeira divisão, embora essa não seja uma meta declarada do clube.

Com seis pontos conquistados nos últimos oito jogos, o Brasil necessita voltar a vencer para que a hipótese do acesso continue ocupando a imaginação da torcida rubro-negra.

Desafio contra melhor defesa

O Brasil conta com o artilheiro da Série B, Felipe Garcia, que já marcou 13 gols. Ramón está com oito. Os dois juntos fizeram 21 dos 33 gols assinalados pela equipe rubro-negra na competição. Isso representa 63,3% dos gols marcados. Hoje é preciso que essa dupla está inspirada, porque irão enfrentar a melhor defesa da competição.

O Londrina sofreu apenas 23 gols nas 31 partidas da Série B. Tem um a menos do que o líder Atlético/GO. Para se ter uma ideia, o Brasil tomou 30 gols no mesmo número de jogos. O time paranaense foi vazado por duas vezes em apenas três jogos: derrotas de 2 a 1 para Paraná e Luverdense; e no empate por 2 a 2 com o Criciúma.

TABELA – A partida contra o Joinville pela 33ª rodada passou do dia 25 para o 28 de outubro. O local não está ainda definido. Pode ser Florianópolis ou Curitiba, já que o time catarinense foi punido com a perda do mando de campo desse jogo.

Fillipe Soutto pode voltar ao time do Londrina no Bento Freitas

Fillipe Soutto pode voltar ao time do Londrina no Bento Freitas

Tencatti tem dúvida no meio

O Londrina tem uma dúvida no meio-campo. Três jogadores disputam uma vaga na equipe paranaense. O técnico Cláudio Tencati avalia a hipótese de promover a volta do meia Fillipe Soutto, que, com uma lesão na panturrilha, não enfrentou o Luverdense no sábado. Quem jogou na função foi Rondinelly, mas não foi bem.  Rafael Gava é outra uma opção. O LEC fez o treino final para a partida de hoje em Pelotas.

Se estivem em boas condições, Fillipe Soutto será o titular. Ele jogou as 11 partidas anteriores a de sábado. O treinador elogia as atuações do meio-campista. “A gente percebe que ele deu um tempo diferente na organização do time, nas jogadas, na distribuição do jogo pelas laterais, no abastecimento dos atacantes. Isso fica evidente no crescimento que ele teve nos últimos jogos, principalmente com essa formação, com Anderson e Germano. Ele teve mais liberdade para poder criar. Fez falta contra o Luverdense na questão do encaixe”, comentou Tencati.

Outra mudança na equipe paranaense é no comando de ataque. Keirrison está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A vaga será ocupada por Itamar – justamente o atacante que marcou o gol da vitória do Londrina contra o Brasil na partida do primeiro turno da Série B.

BRASIL

Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Brock (Xaro); Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Elias e Ramón. Técnico: Rogério Zimmermann.

LONDRINA

Marcelo Rangel; Lucas Ramón, Everton Sena, Marcondes e Leo; Germano, Anderson, Fillipe Soutto (Rafael Gava), Jô e Zé Rafael; Itamar. Técnico: Cláudio Tencati.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas

Data: 18/10/2016 (terça-feira)

Horário: 21h30

Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmázio (MS)

Assistentes: Leandro dos Santos Ruberdo (MS) e Marcos dos Santos Brito (MS)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções