Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Brigada inaugura Centro Histórico Cultural

Brigada inaugura Centro Histórico Cultural
24 outubro
09:37 2014
CORTE da fita inaugural

CORTE da fita inaugural

Os principais registros da história do Patrono da Brigada Militar, coronel Affonso Emilio Massot, bem como do Comando Regional Sul e batalhões pertencentes à Região Sul do Estado, estão reunidos no Centro Histórico Cultural Coronel Massot, inaugurado na quarta-feira, em Pelotas, em solenidade realizada alusiva ao aniversário do Patrono da Brigada Militar.

A solenidade em homenagem ao nascimento do coronel Massot, que tradicionalmente é realizada pela Brigada Militar, que tem por objetivo homenagear este que fez de sua trajetória de vida um singular exemplo de dedicação e heroísmo nas fileiras da Brigada Militar, este ano teve um complemento com a criação do Centro Histórico Cultural.

O Centro Histórico, que ocupa o espaço do antigo casarão que abrigou residência de comandantes regionais e outros órgãos públicos, foi restaurado para acomodar o espaço de uma exposição que reúne diversas peças do acervo da história da Brigada Militar da região sul do Estado.

Proposto pelo comandante do CRPO/Sul (Comando de Policiamento Ostensivo Sul), coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte, O CHC Coronel Massot desenvolverá políticas arquivistas e museológicas, atividades de pesquisa e organização de exposições no intuito de preservar a memória da Instituição, retomando a História do Rio Grande do Sul proporcionando mostrar a importância da Brigada Militar na região.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e personalidades de Pelotas e Região Sul. Também estiveram prestigiando a solenidade o comandante do CRPO/Sul, coronel Duarte, comandantes e ex-comandantes do CRPO/Sul e batalhões subordinados, familiares do coronel Massot e ainda entidades e profissionais da área da educação. O Cento Histórico Coronel Massot está localizado na rua Almirante Barroso, 1912, no  Centro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções