Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Bruxismo: desgaste pode acarretar até tratamento de canal

Bruxismo: desgaste pode acarretar até tratamento de canal
27 novembro
15:30 2018

Além de transtornos como sensibilidade dentária e dor de cabeça, problema pode causar dano permanente aos dentes

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes, que pode ser durante à noite ou durante o dia. O problema pode causar muitos danos à saúde bucal, principalmente na estrutura dental e nas articulações temporomandibulares. “Pode levar até a perda do dente. Você causa tanto desgaste que pode ser necessário até o tratamento de canal”, explica o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, especialista em odontologia estética.

Ainda não há consenso entre os médicos sobre as causas desse problema, porém, alguns especialistas indicam que o bruxismo pode estar relacionado a questões físicas e também psicológicas. Para Puglisi, qualquer pessoa pode ter, principalmente aquelas que estão passando por uma fase de estresse. “Normalmente  atletas têm”, afirma o especialista.

Segundo Rafael Puglisi, que também é diretor do departamento de pesquisas do Instituto Odontológico Guy Puglisi, a pessoa costuma descobrir que tem bruxismo quando percebe um desgaste prematuro nos dentes, entre outros incômodos, como por exemplo, a dor na face.

“O paciente nota que os dentes estão desgastando, acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, sente também sensibilidade nos dentes quando machuca, quando morde e mastiga”, esclarece Puglisi, conhecido por tratar os sorrisos de várias celebridades do país, como Neymar, Marina Ruy Barbosa, Giovanna Ewbank, entre outros.

De acordo com o especialista, a toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário. “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”, finaliza o cirurgião-dentista.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções