Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CABELOS DE AÇO : Brigada Militar ajuda pacientes com câncer

01 abril
08:36 2019

A Brigada Militar divulgou o resultado da campanha solidária Cabelos de Aço, lançada a 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Até o fim da semana passada, foram arrecadadas 357 mechas de cabelo em todo o Estado, que já estão sendo entregues a entidades que atendem pessoas em tratamento contra o câncer, como a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Instituto da Mama (Imama), e Instituto do Câncer Infantil. A entrega ocorreu no salão nobre do Quartel General da Brigada Militar.

A iniciativa mobilizou as policiais militares femininas dos dezesseis Comandos de Policiamento Ostensivo (CRPOs), atuantes no Rio Grande do Sul e familiares. Mulheres civis também se solidarizaram com a causa e voluntariamente doaram seus cabelos. Para possibilitar a ação, vários estabelecimentos e profissionais que cuidam da beleza dos cabelos se juntaram à Brigada Militar oferecendo cortes sem custo às voluntárias.

Ação mobilizou policiais militares femininas com objetivo de levantar auto-estima de pacientes - Foto: Rafael Silva/BM

Ação mobilizou policiais militares femininas com objetivo de levantar auto-estima de pacientes – Foto: Rafael Silva/BM

A menina Mayara Greiner Bonorino, oito anos, filha da soldado Aylem Francine Greiner, é mascote inspiradora da campanha. Em 2018, então com sete anos, chegou em casa e disse o motivo para o qual queria cortar e doar seus cabelos: ajudar o Instituto do Câncer Infantil. A mãe se surpreendeu com a atitude da filha e estimulou a iniciativa. Mais tarde, a menina foi homenageada pela BM, surgindo a ideia do projeto Cabelos de Aço.

Linda Saionara Souza, natural de Uruguaiana, está em tratamento contra a doença desde fevereiro deste ano. Depois de trinta sessões de quimioterapia, ela se prepara para retornar ao município no final de abril, deixando a sede da AAPECAN, onde foi acolhida. Há alguns anos atrás, ela doou seus cabelos para uma pessoa que necessitava e hoje ela é uma das beneficiadas. “Muito bom encontrar pessoas que se propõem a ajudar de coração, com amor, com carinho, beneficiando tantas outras mulheres na mesma situação em que me encontro hoje”, afirmou.

Esta foi a primeira etapa de uma campanha mais ampla que vai se estender por todo o ano de 2019. As demais entregas às entidades parceiras ocorrerão em datas a serem agendadas, na capital e no interior. A próxima etapa da campanha solidária se inicia em abril com a doação de sangue.

De acordo com a capitã Clarisse Heck, foi fundamental a atitude das policiais militares, citando o caso da soldado Geovana Menaré dos Santos, do 31º BPM (Guaíba), e da soldado Mari Eline Witt dos Santos, do 2º BPAT (Capão da Canoa), que juntas arrecadaram 94 mechas de cabelo. Clarisse também explicou de onde vem o nome da campanha: “é inspirado na força das brigadianas, porque aço simboliza força, coragem, inspiração e recuperação da autoestima”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções