Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Calçadão começa a receber nova iluminação LED

27 setembro
09:07 2018

O Calçadão da Andrade Neves já está recebendo sistema de iluminação panorâmica e padronizada, em postes metálicos, com dois braços, suportando luminárias led de aproximadamente 110 watts cada uma. Os postes de concreto antigos serão retirados.

O novo sistema de iluminação distribui com mais eficiência a claridade. Por isso, os postes contam com um braço mais alto que o outro, e cada quadra contará com oito, em média. Entre as ruas Voluntários da Pátria e General Neto, e entre Sete de Setembro e Marechal Floriano, o sistema já está instalado. Novos postes serão colocados no decorrer da semana.

O projeto original de requalificação do Calçadão foi orçado em R$ 3,97 milhões. Neste ano, a Construtora Pelotense foi contratada para prosseguir com as obras, que estão sob responsabilidade, gerência e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Prioridade

Embora haja equipes em várias frentes de trabalho nas obras, a prioridade da Seplag e da construtora é a liberação de toda a parte central do Calçadão para circulação de pedestres. As intervenções no entorno do chafariz das Três Meninas estão aceleradas. A intenção é concluir a concretagem e a colocação do piso definitivo antes de 12 de outubro, Dia da Criança, para viabilizar eventos e favorecer o movimento comercial.

Na rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e 15 de Novembro, as obras se diversificam visando à conclusão da parte central, para liberá-la completamente para o deslocamento dos pedestres. A seguir, iniciam-se as intervenções nas calçadas. Naquela quadra, há também uma rede de esgoto a ser feita.

Sistema com luminárias led dará maior claridade à área central

Sistema com luminárias led dará maior claridade à área central

Os bancos do Calçadão passam por revitalização. A madeira dos antigos está sendo recuperada. Os novos ganham estrutura de alvenaria que sustentará os assentos.

As obras de revitalização estão em andamento e se desenvolvem, sempre que possível, dentro do cronograma. A chuva é um importante fator de alguns atrasos. É preciso considerar que, mesmo quando para, há necessidade de esperar que o local fique seco para dar condições de trabalho.

O projeto de requalificação central traz intervenções em drenagem e esgoto, novo piso, sinalização, mobiliário, paisagismo, urbanização, iluminação, redes de telefonia e de dados subterrâneas, redistribuição dos espaços com traçado para circulação dos bombeiros, padronização de comércio ambulante, alargamento de calçadas e abertura da Andrade Neves para trânsito de veículos, em pista única, entre as ruas Marechal Floriano e Lobo da Costa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções