Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

Câmara aprova teste visual obrigatório em crianças da Rede Municipal

Câmara aprova teste visual obrigatório em crianças da Rede Municipal
28 novembro
17:08 2013

Projeto de lei do vereador Marcus Cunha (PDT) que torna obrigatório o teste de acuidade visual para todos os alunos da rede pública municipal com idades entre 5 e 14 anos, foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão de 27/11.  O teste, que verifica a capacidade do olho de perceber a forma e o contorno dos objetos, foi apresentado ao vereador pelo médico e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Roni Quevedo.

Marcus Cunha é o responsável pela lei que vai ao Executivo e aguarda sanção do prefeito

Marcus Cunha é o responsável pela lei que vai ao Executivo e aguarda sanção do prefeito

Segundo o especialista, quanto mais precocemente os problemas oculares são detectados, mais cedo eles podem ser tratados e as consequências diminuídas.
Na justificativa do projeto, o vereador Marcus Cunha defende a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o diagnóstico precoce do déficit visual nas crianças e nos adolescentes. “A aparente troca de letras e dificuldades ortográficas podem ser sinais de problemas de visão que passam despercebidos pelas pessoas. Se for feito cedo, o exame pode prevenir doenças muitas vezes prejudiciais para o resto da vida”, afirma o vereador.

O médico Roni Quevedo considerou a aprovação do projeto “um presente de Natal antecipado”. Para ele, a obrigatoriedade do teste de acuidade visual na rede pública ajudará a diagnosticar doenças como astigmatismo, presbiopia, hipermetropia e miopia.
“A deficiência visual acomete, em média, quatro a cada 100 crianças em idade escolar; 2% são estrábicas, e esta é a principal causa de ambliopia (imprecisão da visão sem lesões orgânicas detectáveis dos olhos), por isso torna-se de extrema relevância saber que 85% de nossa relação com o ambiente acontecem através da visão”, afirma Roni Quevedo.

Segundo o médico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 7,5 milhões de crianças em idade escolar sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual, mas somente 25% delas tenham algum sintoma referente a esta dificuldade. O médico ainda informou que a aplicação do teste é simples.

Sinais e sintomas – Familiares também têm condições de fazer uma primeira avaliação da condição dos olhos de seus filhos. Alguns sinais e sintomas podem registrar o alerta: lacrimejamento constante, inclinação persistente da cabeça; piscar contínuo dos olhos; estrabismo (o comum olhos vesgo); dor de cabeça contínua; testa franzida ou olhos semi-cerrados; dificuldade para ler textos distantes, precisando aproximá-los bastante dos olhos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções