Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Câmara de Conciliação de Precatórios já é realidade no Estado

30 novembro
09:40 2015

Coordenada pela Procuradoria-Geral do Estado, a Câmara de Conciliação de Precatórios já é uma realidade no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (30), será feita a primeira convocação para uma proposta de acordo envolvendo 80 precatórios, sendo 50 do Tribunal de Justiça (TJ) e 30 do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A negociação obedecerá à ordem cronológica dos precatórios, sendo que o acordo contará com a participação dos advogados e do Judiciário. “Um dado importante é que, no caso do TJ, se todos os credores aceitarem a conciliação, quitaremos dívidas referentes a um período de 12 anos, de 1987 a 1998 ”, antecipou o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel. No TRT, os acordos abrangem precatórios relativos a 1998 e 1999.

Nesta sexta-feira (27), Ruschel recebeu em seu gabinete o presidente do TJ, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, e a vice-corregedora regional do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, para assinatura do termo de cooperação técnica.

Conciliação de PrecatóriosO termo também foi assinado pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Luiz Fernando Wowk Penteado. O documento estabelece os procedimentos a serem observados pelos tribunais, bem como a possibilidade de disponibilização de espaço físico e de estrutura administrativa para a sua instalação.

A Câmara tem o desafio de alcançar os credores de precatórios que não têm expectativa de receber seus créditos e desestimular o comércio no mercado, que chega a deságios de até 95%, enquanto o Estado oferecerá no máximo 40% de desconto. O acordo direto entre credor e devedor é uma solução prevista na Constituição Federal.

O presidente do TJ exaltou o trabalho realizado pela PGE. ”Vocês são profissionais da melhor qualidade. Tenho muito orgulho da Procuradoria-Geral do Estado”, afirmou. A vice-corregedora regional também falou da sua satisfação em assinar o termo de cooperação técnica, ressaltando que o momento é muito significativo para o Estado.

Como funcionará a Câmara de Conciliação de Precatórios:

– A PGE-RS publicará no Diário Oficial do Estado do RS os chamados Atos Convocatórios do TJ-RS, do TRT4 e do TRF4, os quais contêm a listagem dos precatoristas convocados para a negociação, em ordem cronológica.

– No site da PGE, na aba “Serviços”, link “Câmara de Conciliação de Precatórios”, haverá um formulário que o precatorista poderá preencher para manifestar a disposição em negociar. No link, também será possível acompanhar a lista dos convocados para a negociação.

– O abatimento no valor será de 40%.

– Concluídas as negociações com todos os credores chamados, um novo Ato Convocatório será publicado, avançando na ordem cronológica.

– Além do Diário Oificial do Estado, os Atos Convocatórios também serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico do TJ, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho e no site da PGE-RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções