Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CÂMARA SETORIAL : Farsul reforça posição contra prorrogação da isenção da TEC

12 agosto
09:34 2014

A não prorrogação de isenção da TEC de 10% para a compra de trigo de países de fora do Mercosul foi um dos principais assuntos tratados pela reunião da Câmara Setorial das Culturas de Inverno, em Gramado, durante o 9o Encontro Técnico de Trigo, da Comissão Sul-Brasileira de Pesquisas de Trigo e Triticale.

O Sistema Farsul vem se posicionando contrário a retirada da tarifa e, recentemente, entregou documento aos ministros que compõem a Camex para que não seja prorrogado o prazo de isenção além do anunciado (15 de agosto). A posição da Federação foi apresentada pelo economista do Sistema, Antônio da Luz.

De acordo com o presidente da Comissão de Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, que participou da reunião, tanto o setor produtivo quanto as indústrias concordaram que o prazo de isenção não deve ser prorrogado. “Ainda temos cereal remanescente da safra anterior para ser comercializado e em breve deve entrar no mercado a safra do Paraná. A retirada da tarifa não se mostrou positiva para o consumidor final, que era o principal argumento para quem defendia a medida”, destacou Jardim.

OUTRO PONTO importante que foi discutido e que já havia sido tema de reunião com o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, na Farsul, foi a revisão dos custos de produção. das culturas de inverno. “Isto é importante, porque ele dá a base para o cálculo do preço mínimo do trigo. Para este ano não vamos conseguir alteração, mas vamos pleitear uma revisão para a próxima safra”, explicou o dirigente. Os integrantes da câmara também demonstraram interesse em conhecer as políticas do Governo de apoio a comercialização da safra para que os produtores possam se organizar para realizar seu trabalho e obter lucro. A partir da reunião, será elaborado um documento que será entregue ao Ministério da Agricultura.

Comentários ()

Seções