Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Câmara vai participar do recadastramento biométrico em Pelotas

27 novembro
08:42 2015

O Legislativo pelotense recebeu, na manhã desta quinta-feira, 26/11, a visita da vice-presidente, corregedora e ouvidora do TRE-RS, desembargadora Liselena Robles Ribeiro, que veio tratar da revisão biométrica do eleitorado no município.

O presidente da Câmara, Ademar Ornel (DEM), aceitou o desafio de colaborar com o Tribunal para agilizar o recadastramento que atingiu, até o momento, somente 27% do total de eleitores.

Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, a Câmara vai encaminhar à Coordenadoria Eleitoral em Pelotas a lista de pessoas que contribuirão com as atividades, explicou o presidente. “Elas serão treinadas para atender os cidadãos na prestação do serviço de recadastramento biométrico”, afirmou Ornel.

Liselena Robles Ribeiro visitou a Câmara Municpal

Liselena Robles Ribeiro visitou a Câmara Municpal

“Essa tarefa é de todos nós”, disse o parlamentar, que recebeu o apoio dos demais vereadores. A Câmara também buscará uma forma de informar a população das localidades mais distantes do centro da cidade sobre a importância do recadastramento. O presidente também se colocou à disposição para conversar com o prefeito e inserir o Executivo nesse trabalho.

A desembargadora agradeceu o apoio do Legislativo. Segundo explicou, o objetivo é atingir, até 16 de março de 2016, 80% do total de 251 mil eleitores e também evitar a formação de filas nos últimos dias do prazo.

Lentidão – Para o diretor do Foro, juiz Marcelo Malísia Cabral, que também é o juiz da 34ª Zona Eleitoral, o ritmo lento com que o eleitorado está se recadastrando poderá ter consequências negativas nas próximas eleições. Ele afirmou que o TRE está oferecendo capacidade máxima para Pelotas, com 120 estagiários contratados e 1400 pessoas atendidas por dia. “Se tivermos o apoio do Legislativo e do Executivo, com trabalho no sábado e domingo, poderemos atingir número significativo de pessoas”, afirmou.

Participaram da reunião na Câmara, o juiz Alexandre Lahude, da 60ª Zona Eleitoral e o juiz Felipe Marques Dias Fagundes, da 164ª Zona Eleitoral e coordenador das três zonas eleitorais.

BiometricoInformações sobre o recadastramento

* Disponibilizar o número real de eleitores e, por consequência, diminuir as abstenções

* Se Pelotas não atingir a 200 mil eleitores recadastrados, a eleição não terá segundo turno

* O recadastramento precisa atingir 80% do eleitorado, que hoje é de 251 mil pessoas

* O Cartório Eleitoral em Pelotas tem 13 guichês de atendimento prioritário, com atendimento para idosos, deficientes, gestantes ou mães com bebês de colo, agilizando o serviço.

* O cadastramento biométrico iniciou em Pelotas em 2013, mas não era obrigatório.

* Os municípios de Arroio do Padre e Turuçu já fizeram o recadastramento.

* Atualmente estão no processo de recadastramento Pelotas e Morro Redondo.

Consequências ao eleitor faltoso

* A revisão biométrica é obrigatória. Quem não se recadastrar, terá o título cancelado

* Sem o título eleitoral, o cidadão não pode prestar concurso público, nem tirar carteira de identidade, renovar matrícula em universidades públicas ou se formar, ou ainda tirar empréstimo em bancos públicos

* se for servidor público não pode receber o salário

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções