Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CÂMARA : Vereadores mirins sobem à tribuna e apresentam suas reivindicações

22 outubro
11:03 2014
Mariana foi taxativa: quer a conclusão das obras de pavimentação de sua rua, a Pedro Moacir, nas Três Vendas.

Mariana foi taxativa: quer a conclusão das obras de pavimentação de sua rua, a Pedro Moacir, nas Três Vendas.

Henry tem sete anos. Mariana tem 12. A diferença de idade nada representou na hora em que eles subiram à tribuna do Legislativo, como vereadores mirins, para apresentar suas reivindicações.

Assim como as demais 19 crianças que, nesta terça-feira, 21/10, foram parlamentares por um dia, Henry Rodrigues e Mariana Amaral tinham muito a pedir: melhores escolas, melhores postos de saúde para eles e suas famílias serem atendidos, ruas e estradas pavimentadas, segurança nas vilas e bairros para poderem brincar com seus amigos nas praças que também precisam de brinquedos ou, ao menos, voltarem a ser praças!

Recém-alfabetizado, o pequeno Henry precisou de uma ajuda para chegar à altura do microfone e dar seu recado. E o fez com muita propriedade: “quero pedir uma campanha contra as drogas e mais recursos para os hospitais. Também quero um horário na escola para encontrar os amigos e ter atividades de música, teatro, circo e futebol.”

Um a um, meninos e meninas deixaram claro que estão atentos aos problemas que envolvem as suas vidas. Para muitos, a faixa de segurança em frente às escolas é fundamental, assim como conseguir um novo posto de saúde e mais médicos para atender suas comunidades. Nas regiões mais distantes, a grande dificuldade é o pouco horário do transporte coletivo. O lixo nas ruas, os esgotos entupidos, a falta de sinaleiras, e de calçamento em ruas esburacadas para garantir o melhor acesso às escolas, foram pedidos de todos. Janaina, representando as crianças com deficiência, pediu que a Câmara lute pelos especiais.

Mas, como são crianças, e criança quer sempre brincar, os vereadores mirins pediram, em nome das crianças pelotenses, que a Prefeitura recupere ou faça novas praças, onde elas possam se divertir com seus amigos.

Kadja Duarte, 9 anos, representando o presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), encerrou a sessão, agradecendo, em nome dos colegas mirins, pela oportunidade de apresentarem seus pedidos aos parlamentares que os representam todos os dias do ano.

CRIANÇAS querem o mesmo: uma Pelotas melhor

CRIANÇAS querem o mesmo: uma Pelotas melhor

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções