Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Caminhada abre 4ª Semana sobre Síndrome de Down. Atividade reuniu mais de 70 pessoas no Centro de Pelotas

Caminhada abre 4ª Semana sobre Síndrome de Down. Atividade reuniu mais de 70 pessoas no Centro de Pelotas
22 março
08:59 2017

O trajeto começou no Largo Edmar Fetter, ao lado do Mercado Central, e seguiu pelo Calçadão da Andrade Neves até a General Neto.

A secretária de Saúde, Ana Costa, presente na atividade, destacou o apoio a iniciativas como essa. “Somos parceiros no cuidado com as pessoas, e isso perpassa as características pessoais. É importante sensibilizar a sociedade para o potencial das pessoas com Down”, lembrou.

Kenia Theil, mãe de Renan, participa do grupo Super Mães 21, que promove o evento junto ao projeto Novos Caminhos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio da prefeitura. “Nossa luta é para que eles tenham direitos iguais a todos”, diz Kenia, que vê avanços: “as melhoras são visíveis, o preconceito está diminuindo”.

ATIVIDADE reuniu mais de 70 pessoas no Centro de Pelotas

ATIVIDADE reuniu mais de 70 pessoas no Centro de Pelotas

A Caminhada Down seguiu com panfletagem com objetivo de conscientizar os que passavam pelo Centro sobre a síndrome. Nara Barbosa, que caminhava pelo Calçadão, comemorou a iniciativa. “Um dos integrantes da minha família tem Down e acaba de terminar a faculdade. Ele faz teatro, trabalha, tem muito potencial”, comenta. Depois de retornar ao Mercado Central, o grupo seguiu pela XV de Novembro até a Câmara de Vereadores.

PROGRAMAÇÃO

19h – Auditório da Faculdade de Medicina Roda de Conversa 2: Sônia Buzetto (fisioterapeuta/Estimulação Precoce), Fabrício Borges (educador físico), e Simone Peverada (Programa Jovem Aprendiz)

19h – Auditório da Faculdade de Medicina Roda de Conversa 3: Carla Belém (psicopedagoga), Gilsenira Rangel (Faculdade de Educação) e Roberta Duarte (pedagoga)

Amanhã – 19h – Auditório da Faculdade de Educação/UFPel – Apresentação de trabalhos do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Inclusão (Nepein): 1. Percepção de Jovens com Síndrome de Down acerca do processo de inclusão na educação regular, Roberlânia Moura. 2. Percepção de Adultos com Síndrome de Down sobre a vida em sociedade, Priscila Barbosa. 3. O pensamento lógico-matemático em jovens com Síndrome de Down, Maiara Kringel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções