Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa nesta Segunda

Campanha de vacinação contra o HPV começa nesta Segunda
08 março
10:25 2014

 A partir desta segunda-feira, 10 de março, começa a Campanha de Vacinação contra o HPV, direcionada a meninas de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias, para a prevenção contra os tipos 6, 11,16 e 18, entre eles o câncer de colo de útero, terceiro tipo mais comum nas mulheres brasileiras. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto, a meta da Secretaria de Saúde (SMS) é vacinar, até o dia 10 de abril, 80% das meninas desta faixa etária – estima-se que haja 7.819 em Pelotas.

No mesmo dia (10/03/2014), haverá um ato de abertura da campanha, às 15h, no Colégio Pelotense, com a presença do prefeito Eduardo Leite e dos secretários de Educação e Desporto (Smed), Gilberto Garcias, e de Saúde, Arita Bergmann. As duas secretarias se uniram em parceria para auxiliar a Campanha Nacional, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), e estão organizando um cronograma entre as escolas e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cada instituição de Ensino Fundamental, inclusive as particulares, deve contatar o posto de saúde mais próximo para agendar a vacinação, de acordo com a sua disponibilidade.

Nessa quinta-feira (6/3/14), no auditório da Smed, orientadores educacionais  e representantes das equipes diretivas das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) se reuniram para receber, de uma equipe especializada da SMS, informações sobre o HPV e a Campanha de Vacinação. As escolas foram orientadas a promover conversas com as estudantes da faixa etária correspondente para enfatizar a importância da imunização e esclarecer as dúvidas das meninas.

Saiba Mais:

  • O HPV é a sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano, vírus que causa tumores benignos e malignos e é responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo.
  • O HPV é um vírus transmitido por pele e/ou mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho, através do parto.
  • No mundo cerca de 290 milhões de mulher são portadoras do vírus HPV.
  • No Brasil, o câncer de colo de útero é o 3º tipo de câncer mais frequente em mulheres.
  • Existe uma estimativa de 17 a 21 casos para cada 100 mil mulheres.

          Estratégia da SMS

  • A vacina utilizada será a Vacina HPV quadrivalente, contra os tipos 6, 11,16 e 18
  • O esquema utilizado é o esquema estendido com 3 doses – 1ª dose – no primeiro dia de aplicação, 2ª dose – 6 meses depois da 1ª dose e 3ª e última dose – 60 meses (5 anos) depois da 2ª dose
  • População alvo – meninas de 11 a 13 anos (2014)
  • População para 2014 – 7.819 meninas
  • Meta – 80%
  • Período – 10 de março a 10 de abril de 2014
  • Vacinação em todas as escolas do município
  • UBSs vacinam escolas em parceria com o Programa Saúde Prevenção nas Escolas (SPE)
  • Divulgação maciça de informações técnicas corretas sobre a campanha e seus critérios de vacinação
  • Reuniões com os Gerentes Distritais e com os enfermeiros da UBS ocorreram nos dias 20/02 e 21/02, dividida da seguinte forma:
  • A equipe de cada Unidade Básica enviará um Cronograma de Agendamento com as Escolas.

 Saiba também:

  • Meninas que iniciaram esquema da vacina HPV na rede privada terminam o esquema na rede privada, pois se a vacina utilizada foi vacina bivalente esta é diferente da utilizada na rede pública.
  • Quem já terminou esquema do HPV na rede privada não fará novo esquema na rede pública.
  • As UBS serão referências para as meninas desta faixa etária que por ventura não estão na escola.

Fonte: Vigilância Epidemiológica (Vigep)/SMS

Doses

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Segurança

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

****A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto:Elza Fiúza/ABr

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções