Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Campanha incentiva denúncia para combater abuso sexual de crianças

Campanha incentiva denúncia para combater abuso sexual de crianças
26 janeiro
09:37 2017

Campanha da Secretaria Estadual da Saúde convoca a sociedade para atuar em conjunto com o poder público

Com a aproximação do Carnaval, época em que crianças e adolescentes estão mais sujeitos a abusos e exploração, a Secretaria da Saúde (SES) promove a campanha Por um carnaval sem violência sexual. Coordenada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ação prevê distribuição de material informativo aos municípios e às instâncias protetoras da infância e adolescência, como os conselhos tutelares. A SES convoca a sociedade para atuar em conjunto com o poder público.

Durante o período carnavalesco até o mês de março, materiais gráficos serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde municipais. O material conscientiza a população sobre a importância de denunciar qualquer suspeita ou conhecimento de casos de violência para o Disque 100, conselhos tutelares ou delegacias especializadas.

Mais de 80% dos casos de violência sexual registrados no estado são contra crianças e adolescentes. Em 2015, de um total de 1.934 casos notificados, 1.532 foram contra pessoas de 0 a 19 anos. Por dia, são registradas em média 4,1 notificações de violência sexual infanto-juvenil.

O Comitê Estadual é formado por representantes do poder público, como as secretarias estaduais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; e da sociedade civil, como as universidades e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções