Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Campanha Nacional de Vacinação acontece até o dia 30

Campanha Nacional de Vacinação acontece até o dia 30
13 outubro
09:43 2020

Período visa incentivar a imunização contra a doença e a regularização da carteirinha de crianças e adolescentes

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas está mobilizada com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Até o dia 30, pais e responsáveis de crianças de 0 a adolescentes de 14 anos completos devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou o Centro de Especialidades para verificar se todas as vacinas estão em dias e aqueles de crianças de um a quatro anos completos devem aproveitar para imunizar a pólio.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, a ação visa oportunizar o acesso à imunização, controlar, eliminar e erradicar doenças virais que podem ser evitadas com a vacinação, bem como atualizar a situação vacinal e melhorar a cobertura de proteção à criança e ao adolescente. “Serão mais de 19 vacinas à disposição da população nas UBSs no turno da tarde e no Centro de Especialidades, além da imunidade contra a poliomielite através da gotinha”, alerta Ana Alice.

Ana Alice ainda destaca que em caso de alergia a algum componente da vacina, a criança ou adolescente deve ser encaminhada a uma UBS para que um médico avalie a situação. “É fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos a isso, é uma fase da vida muito importante, quando o organismo deve ser blindado de possíveis doenças graves”, explica.

Dia D

Além da Campanha, outra ação para reforçar a importância da vacinação será o Dia D de Vacinação Contra a Poliomielite e Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, que ocorrerá no próximo sábado (17). Tanto na zona urbana quanto na rural, as equipes de saúde estarão avaliando o calendário vacinal de crianças e adolescentes e aplicando vacinas, com respeito a todos os protocolos de saúde, higiene e distanciamento controlado necessários durante a pandemia. A ação na cidade será das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde e Centro de Especialidades, enquanto na colônia será das 9h às 15h, nas UBSs.

Vacinas disponíveis

Confira as vacinas para crianças e para adolescentes que estarão disponíveis durante a Campanha e no Dia D de Vacinação:

Para crianças

– BCG

– Hepatite B

– Poliomielite 1, 2 e 3 (VIP – inativada)

– Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada)

– Rotavírus

– Penta

– Pncc 10

– Meningocócica C

– Febre Amarela

– Sarampo, Caxumba e Rubéola

– Sarampo, Caxumba e Rubéola e Varicela

– Hepatite A

– DTP

– dT

– HPV

– Varicela

Para adolescentes:

– Hepatite B

– dT

– Febre Amarela

– Sarampo, Caxumba e Rubéola

– HPV

– Meningocócica ACWY

*a programação conta também com calendário específico para população indígena.

Onde buscar atendimento durante a semana

Devido à Covid-19, as UBSs estão realizando vacinação, preferencialmente, no turno da tarde, para evitar contaminação cruzada entre infectados pelo vírus e pessoas não contaminadas. Já o Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.420, funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções