Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

CAMPANHA SOLIDÁRIA : Banco de Alimentos restaura nova sede

CAMPANHA SOLIDÁRIA : Banco de Alimentos restaura nova sede
18 junho
08:57 2018

Prestes a completar quinze anos, o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá está com campanha para restaurar nova sede

Por Carlos Cogoy

Quarta-feira será lançada a promoção “Loja Vazia”, parceria que reúne o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, e o Shopping Pelotas. Conforme Maria Eulalie Fernandes, será a quarta edição da iniciativa em espaço designado pelo Shopping. As doações, conforme salienta, poderão atenuar o inverno de famílias necessitadas. Prestes a comemorar quinze anos de ações beneficentes, aniversário que transcorrerá a 6 de julho, a equipe do Banco de Alimentos também está divulgando a campanha “Carimbe essa ideia”. Trata-se de carnês – com doze folhas -, para a contribuição mensal com a restauração da casa que será a nova sede do projeto. O coordenador da campanha – lançada durante a Fenadoce -, José Antônio Reis, salienta que a colaboração é espontânea. O primeiro carnê, diz Maria Eulalie, é de garçom que se motivou a colaborar, e definiu que contribuirá mensalmente com R$30,00. Também o presidente do Grêmio Esportivo Brasil, comerciante Ricardo Fonseca, ficou com cinquenta carnês. Do total de quinhentos carnês, 150 já foram distribuídos. Informações sobre os carnês e doações, podem ser obtidas na sede atual, à avenida Fernando Osório 1.280 – proximidade da avenida Dom Joaquim. O atendimento é das 9h ao meio-dia, e das 13h30min às 17h. Contatos: 3273.2600.

Prédio histórico pertencente à Mitra Diocesana está sendo restaurado

Prédio histórico pertencente à Mitra Diocesana está sendo restaurado

RESTAURAÇÃO – Com o custo de R$350 mil, o restauro da casa à rua Major Cícero 201, se a quantia estivesse disponível, poderia estar concluído em um ano. O prédio histórico, considerado como a edificação mais antiga do primeiro loteamento da cidade, pertence à Mitra Diocesana, e será cedido para o trabalho solidário do Banco de Alimentos. Atualmente, está sendo feita a recuperação do telhado. Posteriormente, haverá etapas como a colocação de aberturas, pintura, acabamentos e a segurança do local. A coordenação da obra está a cargo de Vilson Oliveira, e também estão na equipe a arquiteta Helenice Couto e o engenheiro Valdomiro Silva.

HISTÓRIA – Atendendo sugestão do então vigário geral, padre Mário Prebianca, Maria Eulalie realizou a vitrine da caridade. A ideia, em 2003, era arrecadar alimentos e cobertores para cinquenta famílias carentes. A iniciativa foi realizada na procissão São Francisco de Paula, e as doações possibilitaram atender duzentas famílias. Na sequência houve a ideia de designar a iniciativa, mantendo-a permanente, e homenageando Madre Tereza de Calcutá. De acordo com Maria Eulalie, Tereza de Calcutá ajudava os pobres, recebendo a todos, independente de cor e credo religioso. Ela recorda que o Banco de Alimentos recebeu a bênção, no altar da Catedral São Francisco de Paula, em missa festiva celebrada pelo então bispo Dom Jayme Chemello. Desde então, o Banco de Alimentos desdobrou-se em outras frentes de ação solidária. Na dinâmica de funcionamento, dois conselhos que auxiliam nas tarefas. Um deles, explica a coordenadora, é o conselho solidário, imbuído das arrecadações e divulgação. Já o outro é o conselho de partilha, que cadastra as famílias, e, mediante a necessidade, remaneja as urgências na distribuição. Como empresas pilares no apoio, ela menciona a Josapar, Fuhro Souto e Biscoitos Zezé.

Idealizadora Maria Eulalie Fernandes e o coordenador da campanha José Antônio Reis

Idealizadora Maria Eulalie Fernandes e o coordenador da campanha José Antônio Reis

ROUPAS E REMÉDIOS – Banco de empregos, banco de leite e banco de remédios. O primeiro surgiu há treze anos, como desdobramento do Banco de Alimentos, e visa intermediar as perspectivas profissionais. Mais recentemente, há dez anos, diz Maria Eulalie, também passaram a ser oferecidos cursos para a qualificação profissional básica: trabalhador doméstico; garçom; costureira. E, desde o ano passado, cursos como auxiliar de supermercado e gerência, estao sendo proporcionados em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Já o banco de leite Madre Tereza de Calcutá, em atividade há onze anos, foi sugestão do médico Simon Halpern, e o objetivo é arrecadar leite de soja, bem como algumas modalidades especiais, para as crianças alérgicas ao leite materno.  Já o Banco de Remédios Madre Tereza de Calcutá, diz Maria Eulalie, foi dica do dr. Adalgizo Malaguez. Conforme ela, as doações são da comunidade, médicos e laboratórios, e o atendimento chega a 25 receitas diárias. Para usufruir, há controle quanto à necessidade, e o receituário. O banco de roupas é o mais recente, em atividade há sete anos.

INICIATIVAS – A 6 de agosto, informa a coordenadora, mais uma edição da Feijoada de Calcutá, que arrecada recursos e acontecerá no Dunas Clube. No evento serão entregues troféus aos colaboradores. Ao fim do ano, como de praxe, o projeto “Guirlandas de Natal”, que tem à frente, Adriana Alano Fernandes – nora de Maria Eulalie. Aos fins de semana, é corriqueiro encontrar jovens à entrada dos supermercados, com carrinho identificado como apoio ao Banco de Alimentos. Maria Eulalie diz que  a açao é voluntária, e o Banco de Alimentos conta com o apoio de cem jovens do grupo Emaús. O projeto abrange dezenove pontos de distribuição nas zonas pobres da cidade, e movimenta mensalmente cerca de 2,5 toneladas de alimentos.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções