Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Campeões para a Vida no Ginásio do Paulista

Campeões para a Vida no Ginásio do Paulista
10 novembro
08:21 2017

A 2ª Copa Goalball – Formando Campeões Para a Vida – será realizada em Pelotas neste sábado, a partir das 8h30, no Ginásio do Paulista Futebol Clube. O evento é promovido pela Associação Louis Braille, através da Lei de Incentivo ao Esporte (Pro-Esporte) por meio de apoio da Prefeitura de Pelotas.

Vão participar do evento as equipes da Associação Louis Braille (Pelotas), Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV) de Farroupilha, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) de Porto Alegre, Escola para Deficientes Visuais José Álvares de Azevedo de Rio Grande e Seleção Gaúcha Juvenil. Os times são dos naipes masculino e feminino.

DESTAQUE – O evento terá a presenta de Alex Celente, que é considerado um dos melhores atletas de Goalball do país e um dos pilares do esporte paraolímpico do Rio Grande do Sul. Foi medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, bronze no Rio 2016 e ouro no Parapan-Americano de Guadalajara em 2011 e campeão mundial na Finlândia em 2014.

Os jogos de Goalball é disputado em quadra igual a de vôlei (nove metros de largura por 18m de cumprimento), tendo duas goleiras de nove metros de largura e 1,30m de altura. A modalidade foi criada em 1946 para ser praticada exclusivamente por atletas deficientes visuais, com a finalidade de reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial, os quais perderam a visão. Estimula as percepções tátil e auditiva.

As partidas são divididas em dois tempos de 12 minutos. Cada equipe conta com três jogadores em quadra. A bola contém guizo no seu interior para emitir som. Os atletas são – ao mesmo tempo – arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária. No Brasil, o goalball é praticado desde 1985.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções