Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

CAMPUS 2 DA UFPEL : 2ª Semana Africana vai ser realizada de 23 a 25 de maio

10 abril
08:42 2019

A 2ª Semana Africana de Pelotas será realizada entre os dias 23 e 25 de maio, no Campus 2 da UFPel. O tema desta segunda edição será As relações entre o continente africano e o Brasil.

Ao escolher este assunto, os organizadores querem trazer para o debate as relações entre o Brasil e a África. Querem ressaltar a importância da celebração do Dia Internacional da África e, principalmente, fazer uma reflexão sobre as suas relações históricas. O evento contará com palestras, mesas de discussão, apresentação de trabalhos e atividades culturais e esportivas.

Neste ano, uma das novidades é a apresentação de comunicações por parte de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores da rede básica de ensino. As inscrições de trabalhos – arquivos em formato word – deverão apresentar no máximo dois mil caracteres em que constem o nome dos autores, titulação/vinculação institucional, título, resumo apresentando o tema da pesquisa ou relato da experiência pedagógica, com seus objetivos e menção às fontes bibliográficas e documentais utilizadas. As submissões de trabalhos deverão ser realizadas no período entre 05/04/2019 e 03/05/2019. Os resumos e relatos de experiências pedagógicas serão submetidos à avaliação da Comissão Científica e os trabalhos aprovados serão comunicados através do e-mail do evento até o dia 15/05/2019.

A 2ª Semana Africana de Pelotas é um evento acadêmico, cultural e esportivo, organizado pelos estudantes africanos em Pelotas em parceria com o Centro Acadêmico de História, estudante de diversos cursos e conta com a Comissão Científica formada por professores do curso de História da UFPel.

No dia 25 de maio comemora-se o Dia da África, data em que 32 chefes de Estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), com objetivo de libertar o continente africano do Colonialismo e do Apartheid, e ainda promover a emancipação do seu povo.

Devido à importância desta reunião, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África ou Dia da Libertação da África. O evento procura promover o debate de temas de interesse da comunidade e dos estudantes africanos e afro-brasileiros da UFPel, em particular.

Semana Africana

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções