Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

CÂMPUS PELOTAS : IFSul completa 74 anos de atividades

CÂMPUS PELOTAS :  IFSul completa 74 anos de atividades
11 outubro
08:08 2017

O câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) completa hoje 74 anos. Desde o início desta semana, várias atividades estão sendo realizadas pela instituição de ensino para celebrar a data.

Nesta quarta, a programação se estenderá durante todo o dia. Além do tradicional “Parabéns a você”, acompanhado do bolo de aniversário, estão previstas apresentações das bandas do Cerenepe e da Brigada Militar, e o descerramento da placa comemorativa aos 74 anos.

Na próxima semana, será realizada, nos dias 17 e 18, uma edição especial da feira de artesanato e artes “Prata da Casa”, onde os servidores poderão mostrar seus talentos e comercializar seus produtos. Ainda no dia 17, será realizado o “Chá dos Aposentados”, às 16h30min.

O último evento comemorativo será um jantar festivo, por adesão, no dia 20 de outubro, no CTG Carreteiros do Sul, situado nas dependências do próprio câmpus Pelotas. Churrasco será o prato principal, e o convite poderá ser adquirido no local, ao preço de R$20,00.

CENTENÁRIO

Este ano, as comemorações dos 74 anos ganharam um brilho ainda mais especial, segundo os organizadores. É que em 2017, comemora-se também os cem anos da Escola de Artes e Officios, um dos embriões do atual câmpus Pelotas do IFSul, fundada em 1917.

Apesar de o marco oficial para a celebração de aniversário seja o 11 de outubro de 1943, data da federalização da Escola Técnica de Pelotas, a atual direção do câmpus Pelotas faz questão de ressaltar o centenário da Escola de Artes e Officios devido à importância dela para a trajetória de sucesso da instituição de ensino que conhecemos hoje.

“A Escola de Artes e Officios não só exaltava a importância da educação profissional para o desenvolvimento na nação, através da qualificação do aluno para o trabalho, mas também disseminava a ideia de as escolas profissionais eram um importante agente de regeneração social”, destaca o professor Carlos Corrêa, diretor-geral do câmpus Pelotas.

O dirigente lembra que muitos daqueles ideais se mantêm vivos até hoje, embora o formato de instituição e as propostas assumidas ao longo dos anos sofreram mudanças para poder acompanhar as transformações sociais e as realidades vividas pelo mundo do trabalho a cada época.

INSTITUTO conta com cerca de 5 mil alunos, 420 professores e mais de 20 cursos técnicos

INSTITUTO conta com cerca de 5 mil alunos, 420 professores e mais de 20 cursos técnicos

Em mais de sete décadas de serviços prestados, a instituição tornou-se referência e conquistou posição de destaque no cenário educacional. Hoje, com diversos projetos reconhecidos e premiados nas mais importantes feiras e mostras tecnológicas do país e do exterior, tem focado seus esforços principalmente na pesquisa aplicada, como forma de desenvolver soluções criativas para problemas reais da sociedade. Um dos diferenciais dos institutos federais em relação às universidades é o processo de verticalização, no qual o estudante pode percorrer toda a sua trajetória acadêmica, do nível médio à pós-graduação, dentro de uma mesma instituição.

Atualmente, o câmpus Pelotas é maior unidade do IFSul com cerca de 5 mil alunos matriculados e mais de 20 cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Conta com 420 professores (efetivos e substitutos), 219 técnico-administrativos e cerca de 140 funcionários terceirizados, além de uma estrutura que vem se adaptando e evoluindo diante das exigências de um mundo cada vez mais competitivo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções