Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2019

Notícias

Canguçu sedia maior evento estudantil tradicionalista

Canguçu sedia maior evento estudantil tradicionalista
16 outubro
08:36 2019

A Ciranda Estudantil Nativista, ou CIENA como é popularmente conhecida, acontece anualmente no mês de outubro em Canguçu. Movimentando cerca de 4 mil alunos de praticamente toda rede de ensino e recebendo um público de mais de 10 mil pessoas.

Este ano a CIENA já tem data e será nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2019, em três palcos simultâneos.

São alunos e professores que dedicam-se durante todo o ano para apresentar nas modalidades de: canto, dança, artesanato, culinária, instrumentos musicais, declamação e causos.

Criada em 1987, a CIENA surgiu devido à preocupação com a falta de entusiasmo dos adolescentes em cultuar as tradições gaúchas. Poder público e tradicionalistas se uniram com a ideia de criar um evento que estimulasse o culto à cultura gaúcha e envolvesse toda a comunidade escolar.

Pensou-se em ter como símbolo a CIRANDA, brincadeira de roda infantil e que representava o círculo, envolvendo as crianças e jovens estudantis do município.

Já se contam 33 anos de evento sem interrupção, no qual o evento cresceu e ganhou credibilidade da comunidade além de ter descoberto tantos talentos de Canguçu.

A partir da CIENA houve um crescimento muito significativo do culto às tradições com criações de inúmeros C.T.Gs., piquetes, em especial na zona rural.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções