Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Canil Municipal tem 60 cães à espera de um lar

Canil Municipal tem 60 cães à espera de um lar
05 fevereiro
08:35 2020

O Canil Municipal, localizado às margens da BR-392, no KM 71, gerenciado pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), abriga mais de 60 cães, resgatados das ruas e de situações de maus-tratos. O local presta um serviço de saúde pública, já que os animais que são abandonados contraem doenças e ficam expostos à violência, o que pode torná-los raivosos.

30.01.2020 - Animais do Canil Municipal - Foto Michel CorvelloA veterinária responsável, Cristiane Budziareck, conta que muitos dos cachorros que chegam ao Canil estão mal alimentados, desidratados, com alguma doença e comportamento instável, por terem sido agredidos.

“Alguns chegam desconfiados, arredios, porque já sofreram agressões, mas, na medida em que eles vão recebendo tratamento veterinário e muito carinho, a gente conquista a confiança deles, e se tornam novos cães”, explica Cristiane.

O Canil acaba por se tornar a casa provisória e os funcionários a família de todos os cães que ali residem, mas a ideia é que eles sejam encaminhados, depois de tratados, desverminados e castrados, para um novo lar, de uma família adotiva.

Mesmo aqueles cachorros que já possuem um vínculo afetivo com a equipe do Canil devem ganhar um novo lar. “Desses que a gente já é apegado há mais tempo, claro que vamos sentir saudades, mas como amamos e queremos o bem deles, o nosso desejo é que sejam adotados”, confessa Cristiane.

Família canina

Cada cachorro chega ao Canil com muita bagagem de vida, muitos deles com histórias tristes, difíceis de ouvir, mas que começam a mudar de tom assim que eles são resgatados.

 

O trio Simone, Simaria e Toddy foi resgatado após terem sido abandonados, os três, em um pátio fechado. Os vizinhos, na tentativa de ajudar os animais, jogavam comida em sacolas plásticas. A situação se estendeu por um tempo, até que, por meio de uma denúncia do Ministério Público, o Canil foi acionado.

Tem cachorro para todos os gostos e perfis de dono, e a condição para adotar é só uma: ser um apaixonado pelos animais

Tem cachorro para todos os gostos e perfis de dono, e a condição para adotar é só uma: ser um apaixonado pelos animais

A equipe estima que Simone, mais jovem que os outros dois, provavelmente é filha de Simaria e Toddy. A família canina chegou em estado de saúde crítico e mal alimentados. Hoje, saudáveis e recuperados, aguardam por um novo lar.

Nomeações

Quem dá nome aos cães, em grande parte dos casos, são os motoristas da equipe de resgate do Canil, que são os primeiros funcionários a ter contato com os animais. Sendo assim, quando chegam, a maioria dos cachorros já estão nomeados. Nomes descontraídos como Kiwi, Simone e Simaria, Sultão, Drummound, Mortadela e Minuano surgiram da criatividade dos motoristas.

Suíte abacateiro  

A dupla Yasmin e Bob foi apreendida da mesma casa, onde sofriam maus-tratos, pois passavam todo o tempo presos por uma corrente, sem nunca passear. No canil ganharam um espaço exclusivo, cercado, com casinha e um abacateiro, plantado com o objetivo de proporcionar sombra aos cãezinhos. Apesar do local privilegiado, chamado pela equipe de “suíte abacateiro”, é desejo de todos que a dupla seja adotada por uma nova família, em uma casa espaçosa, em que possa brincar livremente.

Adote!  

Interessados em adotar um cachorro deve entrar em contato com o Canil Municipal pelo telefone (53) 3271-0006. As visitações ocorrem de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante residência. A pessoa assina um termo de compromisso de guarda responsável, se comprometendo a prestar todos os cuidados necessários para o bem estar do animal.

Quem tiver interesse em ajudar com doações, o Canil aceita roupas para cachorro, cobertores, shampoos, remédios e rações.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções