Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CAPÃO DO LEÃO : Gestores municipais em premiação polêmica

07 agosto
08:43 2018

Instituto promotor das distinções ganha destaque nacional negativo por supostas negociatas nas homenagens

Alguns filósofos de ocasião costumam dizer que “o que está ruim sempre pode piorar”. A frase se encaixa como uma luva no contexto astral do prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco(PT).  O político leonense que é réu num processo instaurado pela Câmara Municipal do município, que visa a cassação de seu mandato por suspeita de remanejamento irregular de verba orçamentária, ganha mais um problema para administrar. Ou não.

A suspeita é de mal uso do dinheiro público, quando do recebimento de distinção outorgada pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. Em dezembro de 2017, Nolasco foi condecorado com  a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro”. À época, a administração petista comemorou o título aludindo que “a premiação foi concedida pela aprovação e o reconhecimento do trabalho realizado a frente da gestão Governo de Todos”, desde o início daquele ano, primeiro do mandato do PT no município.

Em publicação “institucional-comemorativa” pelo “prêmio”, o Instituto Tiradentes é reconhecido pela gestão leonense como “renomada empresa brasileira que avalia a opinião pública – condecora com a “Medalha Tiradentes” apenas os políticos que obtiveram os melhores índices de aprovação nas pesquisas em relação aos serviços prestados à comunidade e que possuam ilibada idoneidade moral. A avaliação teria sido feira entre os dias 10 e 21 de outubro daquele ano, ou seja, no 10º mês da gestão petista.

Além de Mauro Nolasco, foram condecorados pelo Instituto Tiradentes o secretário da Saúde, Wolke Rodrigues – Colar Ouro – que teve sua gestão classificada como ótima, e o secretário de Governo, Cristoni Costa, o qual recebeu a “Medalha Tiradentes – Colar Prata – “reconhecido” pela população como ótima atuação frente à pasta.

As distinções aos gestores leonenses ocorreram durante Seminário realizado pelo Instituto, em Porto Alegre, entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Porto Alegre. A comemoração foi publicada no site da Prefeitura de Capão do Leão.

“Essa conquista, divido com todos os colaboradores da gestão, pois sem eles jamais conseguiríamos – em meio a tantas dificuldades financeiras e estruturais – enfrentar os desafios, organizar a casa e realizar algumas ações significativas já no primeiro período do Governo. Mas, meu agradecimento especial é à comunidade leonense e a todos que creditaram o voto de confiança a mim, a Gil e ao nosso projeto. Essa vitória é nossa”, agradeceu o prefeito Mauro Nolasco, à época, durante a condecoração.

FANTÁSTICO – Neste domingo, o Programa Fantástico (Globo) apresentou em matéria do repórter Giovani Grizotti denúncia contra o Instituto Tiradentes e vários administradores públicos, inclusive gaúchos, os quais recebiam distinções alicerçadas em verbas públicas, geralmente em eventos com focos disfarçados. Num desses eventos o Instituto entregou a distinção “prefeito nota 10” a um animal, burro, da família asno-doméstico.

MAURO(C) e secretários estão suspeitos em homenagem por entidade suspeita

MAURO(C) e secretários estão suspeitos em homenagem por entidade suspeita

NO PORTAL da Transparência, da Prefeitura de Capão do Leão, consta depósito no valor de R$ 1.734,00 em favor do Instituto Tiradentes, no ano 2017, mais  liberação de diárias no valor de R$ 988,00 ao prefeito Nolasco, dia 6 de dezembro de 2017. Wolke e Cristoni provavelmente também devem ter viajado com diárias.

CONTRAPONTO – Em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura leonense, a Reportagem do Diário da Manhã recebeu a seguinte consideração: “A posição do Executivo sobre a premiação do Instituto Tiradentes é a mesma que divulgamos na ocasião. O convite para receber a “Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro” foi realizado a partir da pesquisa de opinião apresentada pela instituição, que fazia referência a aprovação da gestão municipal. Vale ressaltar que os valores depositados em nome do Instituto se referem a participação dos representantes do Executivo no 122º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-prefeitos, vereadores, procuradores e secretários de Governo, em Porto Alegre”.

As informações noticiadas pela gestão estão no endereço  www.prefeitura.capaodoleao.com.br//medalha-tiradentes-colar-de-ouro-prefeito-recebe-premio-pela-aprovacao-e-reconhecimento-da-gestao/

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções