Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO: Prefeito escapa de mais uma tentativa de cassação

18 novembro
16:48 2014
CLÁUDIO Vitória “sobrevive” à nova articulação da oposição ao seu governo

CLÁUDIO Vitória “sobrevive” à nova articulação da oposição ao seu governo

A tumultuada sessão da Câmara Municipal, na segunda-feira(18), iniciada às 8h30min e que analisava relatório de Comissão Processante ao prefeito Cláudio Vitória(PDT) acabou por volta das 22h. E sem o resultado esperado pelos vereadores da oposição mais os dissidentes pedetistas Francisco Silveira, autor do pedido de criação da comissão, e Hugo Albuquerque. Mesmo com a vitória oposicionista por 7 a 3 o número de votos não foi suficiente para o intento da oposição: havia a necessidade de dois terços dos votos dos 11 parlamentares leonenses para a cassação.

Alguns acontecimentos que antecederam a votação, bem como durante a definição dos votos, deverão ter desdobramentos judiciais e no âmbito partidário do PDT. A vereadora pedetista Jane Gomes teria sofrido assédio e ameaças como coação a votar pela cassação do prefeito.

“O que fica disso tudo é mais um desgaste para a administração e, principalmente, para a imagem interna e externa de Capão do Leão, haja vista a situação criada por um fato que em momento algum lesou o município”, declarou o prefeito, alegando ter sido réu num julgamento político e não administrativo. A criação da Comissão Processante teve origem no atraso pelo Executivo à resposta de um Pedido de Informações da Câmara.

Votaram pela cassação de Cláudio, os vereadores Ailton Miranda, Fernando Enfermeiro e Emerson, do PTB; Hélio Bica e Marco Aurélio, do PT; Valdecir Lima, do PMDB, e Hugo Alexandre, do PDT. Francisco Silveira, por ser autor do pedido, não pôde votar. Contra a cassação, votaram os vereadores do PDT, Antônio Matias, Jane Gomes e Nazi Medeiros.

Com mais esta frustrada tentativa oposicionista de cassação, Cláudio Vitória garante pela quarta vez o mandato de prefeito de Capão do Leão: a primeira foi quando venceu a eleição, em 2012; a segunda quando a Justiça Eleitoral, em Pelotas, negou provimento a recurso do candidato derrotado, Mauro Nolasco(PT) que acusou o prefeito eleito de compra de votos; a terceira, quando o Tribunal Regional Eleitoral recusou o recurso petista . A quarta, pelo saldo regimental no julgamento do Legislativo leonense.

O ADVOGADO e ex-vereador em Pelotas, JOSÉ KARINI, atuou na defesa de Cláudio Vitória e detectou diversas irregularidades no processo, às quais considerou passíveis de sua anulação em caso de um recurso junto à Justiça. O extrapolado prazo de duração dos trabalhos da comissão, em total discordância ao Decreto-Lei 201/1967, mais a não convocação do suplente do vereador autor do pedido de criação da Comissão, no caso o presidente do Legislativo, Francisco Silveira, que participou de forma irregular da Sessão de votação do Relatório da Comissão, estão dentre as irregularidades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções