Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : Santa Tecla festeja 100 anos

05 março
09:45 2015

Clube comemora seu centenário ininterrupto com lembranças e homenagens em vermelho e branco

PRESIDENTE Renato Costa, com Vilson Ávila, Zeca Cunha, João Carlos e Rui Valdir: reconhecimento à história

PRESIDENTE Renato Costa, com Vilson Ávila, Zeca Cunha, João Carlos e Rui Valdir: reconhecimento à história

A terça-feira desta semana foi uma data histórica para a população leonense. O dia 3 de março de 2015 simplesmente registrou o centenário do Santa Tecla Futebol Clube, uma entidade social e esportiva de muitos nomes e fatos esportivos marcantes ao longo de sua vida iniciada oficialmente 100 anos atrás, mais precisamente em 3 março de 1915, em Capão do Leão.

Os primeiros registros históricos do clube vermelho e branco apontam que o pontapé inicial da história do ‘Santa”, como é carinhosamente chamado, foi dado por José Ferreira Cardoso, João Vieira da Cunha, Idilio Manoel dos Santos Victória, Francisco Favalli, Antonio Pedro Hillal e João Gomes.

EM 1965, jogo festivo alusivo aos 50 anos:  Na foto: em pé: Ruy Victoria (presidente), Pardo (treinador), Ferrugem;, Xaxá, Valdir, Pavão, Mirto, Luis Alberto, Jadir e Vladir. Agachados: Neimar, Brião, Heleno, Poti, Clóvis, Badico, e Babá.

EM 1965, jogo festivo alusivo aos 50 anos: Na foto: em pé: Ruy Victoria (presidente), Pardo (treinador), Ferrugem;, Xaxá, Valdir, Pavão, Mirto, Luis Alberto, Jadir e Vladir. Agachados: Neimar, Brião, Heleno, Poti, Clóvis, Badico, e Babá.

Em princípio, era intenção dos fundadores que o clube jogasse futebol apenas em época de veraneio, quando a então vila 4º distrito de Pelotas recebia veranistas que chegavam principalmente de Pelotas. Quem era “boleiro”, à época, geralmente vestia a camisa da recém criada entidade futebolística, que hoje carrega o amigável “rótulo” de clube de futebol amador mais antigo do Rio Grande do Sul, ainda em evidência. Há quem garanta ser também o terceiro mais antigo do Brasil.

Em seus 100 anos de existência, muitas foram as conquistas do “colorado leonense”, no âmbito municipal e regional, com destaque para seus “boleiros” e dirigente de todas as épocas, sempre envoltos na paixão pelo clube que tem sua área social e de lazer na rua rua Thomaz Aquini, 297, na sede do município, onde está localizado o estádio João Vieira da Cunha.

O atual presidente do “Santa” é Paulo Renato Lorençon da Costa, que na terça-feira recebeu convidados – ex e atuais dirigentes, atletas, torcedores, simpatizantes e autoridades – paras sessão solene da Câmara Municipal em homenagem ao clube, seguida de coquetel e lembranças da caminhada esportiva de 100 anos do clube.

No próximo domingo, na praça de esportes do clube, haverá diversas atrações esportivas ainda dentro da programação festiva alusiva ao centenário do Santa Tecla Futebol Clube.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções