Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO: TRE arquiva inquérito contra o prefeito

29 outubro
15:31 2014

Ação impetrada pelo candidato do PT, derrotado na eleição de 2012, somente agora chegou ao fim com julgamento pelos juízes do Tribunal que entenderam haver “ausência de provas” após investigação pela Polícia Federal.

PREFEITO passou dois anos se defendendo de acusações sobre fatos inverídicos levantados pela oposição derrotada

PREFEITO passou dois anos se defendendo de acusações sobre fatos inverídicos levantados pela oposição derrotada

Salvo melhor juízo, o prefeito de Capão do Leão, Cláudio Vitória(PDT) acaba de vencer pela terceira vez a eleição municipal de 2012. A primeira foi na urna, quando juntamente com Edson Ramalho(PSDB) derrotou os adversários Mauro Nolasco e Gringo, coligação PT/PTB e  Paulo Ávila e Luizinho, coligação PMDB/PP. No entanto, a disputa prosseguiu noutro campo,  que não o das urnas.

Inconformado com a derrota, o candidato do PT tentou diversas formas de cassação ao prefeito eleito. Houve denúncia de compra de votos, feita na Polícia Federal(PF) e Justiça Eleitoral, mas todas foram comprovadas sem fundamentação. Em Pelotas, a Justiça Eleitoral indeferiu o pedido dos acusadores; a PF investigou e também não encontrou as irregularidades apontadas pelos acusadores. Segunda vitória. Não conformado, Nolasco apelou ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) que pediu nova investigação pela PF. Feito isso, mais uma vez não houve a confirmação das irregularidades apontadas.

No dia 29 de setembro deste ano, o TRE do Rio Grande do Sul julgou como improcedente as denúncias por “falta de elementos mínimos de provas” e por unanimidade – após ouvida a Procuradoria Regional Eleitoral –  decidiu pelo arquivamento do inquérito 14-514. Terceira vitória.

“Eu não sei bem se o momento é para comemorar ou para  lamentar, pois há todo um transtorno por trás desse inquérito, com a perda de tempo para provarmos nossa inocência de algo infundado, puramente despeito dos derrotados. Isso é ruim não só para a nossa imagem pessoal  mas também para o município, sem contar o nosso desgaste em todos os sentidos”,  declara o prefeito, alegando o prejuízo que reflete na própria administração, em virtude da insegurança na qual viveu cercado nos dois anos em que correu o inquérito.

Ainda segundo o prefeito, agora ele irá conversar com sua assessoria jurídica, pessoal, para saber da possibilidade de algum tipo de reparação pelos acusadores em virtude dos transtornos causados pela ação infundada.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções