Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Carnaval contribui para aumento de acidentes com as mãos

Carnaval contribui para aumento de acidentes com as mãos
02 março
09:53 2019

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) alerta para os riscos de graves lesões nas mãos durante a folia de Carnaval

O carnaval é celebrado com muita alegria pelos brasileiros, tanto para aqueles que vão acompanhar os desfiles e blocos de rua, quanto para aqueles que fogem do barulho da festa. A verdade é que a maioria das pessoas aproveitam um dos maiores feriados prolongados do País de alguma forma, dentre elas, dançando, preparando churrascos e ingerindo bebida alcóolica.

Contudo, todo cuidado é pouco. Os médicos especialistas, associados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), perceberam o aumento do volume de atendimentos nesse período, relacionado aos acidentes que causam graves lesões nas mãos, que além da dor e sofrimento, levam, muitas vezes, ao comprometimento dos movimentos das mãos que podem evoluir com sequelas, muitas vezes irreversíveis, sem contar que provocam por consequência o aumento do afastamento do trabalho, já que as mãos são essenciais na maioria das atividades laborativas.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende explica, “As principais causas desses acidentes são:  cortes de faca e queimaduras provocadas durante churrascos, cortes provocados por garrafas e copos de vidro, e as quedas, uma vez que nós temos o reflexo de nos apoiarmos antes de chegar ao chão, utilizando as mãos como escudo e feriando-as com maior gravidade”.

O especialista alerta sobre a importância do tema, e que assim como as campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, acidentes de trânsito e violência, muitas vezes, provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas, o cuidado e atenção com os acidentes que envolvam as mãos também são necessários.

“Vale ainda o alerta para quem se locomove utilizando motocicleta, porque o eventual uso de álcool e outras drogas aumenta consideravelmente o número de acidentes com motocicletas. Lembrando que além das fraturas e trauma crânio-encefálico, podemos ter a lesão dos nervos que emergem da coluna cervical, chamado de ‘Lesão do Plexo Braquial’, que acarreta grave incapacidade do membro superior com perda de movimento e sensibilidade local. Uma lesão grave e com grande potencial de sequela”, conclui o Dr. Marcelo Rosa de Rezende.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções