Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CASAMENTO COLETIVO CELEBRA A UNIÃO DE 27 CASAIS EM PELOTAS

CASAMENTO COLETIVO CELEBRA A UNIÃO DE 27 CASAIS EM PELOTAS
08 dezembro
15:49 2013

Casamento Coletivo 01O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por intermédio do projeto Ronda da Cidadania, e a Prefeitura Municipal de Pelotas, realizaram o 19.º Casamento Coletivo de Pelotas, ocasião em que foram celebradas as uniões de 27 casais, no último sábado, 7/12, no hall da Prefeitura Municipal de Pelotas.

A cerimônia teve início às 16 horas, quando as noivas desceram as escadarias do prédio histórico do Paço Municipal ao som da marcha nupcial, enquanto eram esperadas ansiosamente pelos noivos, ao pé da escada.

Vestidos de noiva, aias, maquiagem, cabeleireiros, mesa do bolo, buquês, além de muita emoção e alegria foram os ingredientes que garantiram uma celebração inesquecível.

Os casamentos coletivos têm por objetivo garantir uma maior proteção à família, seja em razão das garantias que a legislação oferece ao casamento, seja em decorrência da preparação e das orientações jurídicas, sociais e psicológicas que são propiciadas aos nubentes pelo projeto Ronda da Cidadania e pela Prefeitura Municipal de Pelotas.

De acordo com o coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, magistrado Marcelo Malizia Cabral “esses casamentos coletivos garantem cidadania às pessoas, além de constituírem a realização de um sonho.” Com relação ao evento, sublinhou o profissionalismo, competência e carinho como tudo foi organizado e conduzido, agradecendo e destacando a parceria dos Cartórios de Registro Civil e da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Casamento Coletivo 02Segundo o Prefeito Municipal de Pelotas, Eduardo Leite, o casamento significa inclusão social e momento de valorização das famílias, o que é tarefa do Poder Executivo, destacando sua satisfação na realização da cerimônia nas dependências da sede da Prefeitura.

Conforme a Secretária da Justiça Social e Segurança de Pelotas, Clésis Crochemore, o casamento coletivo significa o resgate da cidadania, o fortalecimento da família e a oportunidade dos casais realizarem o sonho do casamento.

Presenças – Além da presença do coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, Magistrado Marcelo Malizia Cabral, o casamento coletivo contou com a presença do Prefeito Municipal de Pelotas, Eduardo Leite, da Vice-Prefeita, Paula Schild Mascarenhas, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ademar Ornel, da Secretária de Justiça Social e Segurança do Município, Clésis Crochemore, da ex-coordenadora do projeto, Pretora Suzana Viegas Neves da Silva, da Secretária Executiva do Projeto Ronda da Cidadania, Ieda Terezinha Morsch, de representantes dos Cartórios de Registro Civil da 1ª e 2ª Zonas de Pelotas e do Cartório Dunas, além de representantes de instituições Parceiras da Ronda da Cidadania, de servidores, estagiários e voluntários do Foro de Pelotas e outras autoridades.

Sobre o Projeto Ronda da Cidadania – Iniciativa do Tribunal de Justiça do RS, em parceria com diversas instituições do Estado, as Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

O Projeto na 46ª edição e completa doze anos de intensa atividade. Nesse período, contou com a participação de dezenas de órgãos e entidades que realizam serviços de utilidade pública, prestando atendimento a 61.271 pessoas e realizando 734 casamentos.

Comentários ()

Seções