Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CAVG comemora 90 anos

30 setembro
16:48 2013

CAVGUma história de 90 anos, alicerçada em ensinamentos de qualidade, desde outubro de 1923. Assim é o momento do ex-Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG), hoje Campus Pelotas-Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(IFSul). Uma programação com muitas atrações está sendo formatada para enriquecer as comemorações que se iniciam hoje e vão até o dia 31 deste mês. No encerramento, dia 31 às 20h, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas(UFPel), haverá concerto de piano.

Segundo o professor Márcio Mariot, chefe do Departamento de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, da Instituição, serão muitas as atrações no período das comemorações. Dentre elas, Jornada de Iniciação Científica e Mostra de Extensão, que acontecem no Campus Pelotas do IFSul – ex-Cefet -, a partir de hoje. A abertura oficial das comemorações ocorre no dia 7 deste mês às 10h30min, no Campus CAVG. Ainda dentro da programação, segundo Márcio, constam competições esportivas, encontros diversos e sessão solene da Câmara Municipal, nas dependências do Campus.

“Queremos elevar cada vez mais a marca e imagem CAVG, a partir da sua história de ensino de qualidade”, aponta Márcio Mariot.

Márcio Mariot coordenada a comissão dos 90 anos da Instituição FOTO:  Alisson Assumpção/DM

Márcio Mariot coordenada a comissão dos 90 anos da Instituição
FOTO: Alisson Assumpção/DM

A INSTITUIÇÃO que tem hoje o professor Álvaro Luiz Nedel como diretor, iniciou suas atividades sendo denominada Patronato Agrícola Visconde da Graça, focada nos cursos de Técnico Agrícola, mais tarde Economia Domestica, que se transformou em Técnica de Vestuário, Técnico de Alimentos e Agroindústria. Em todos os cursos, formou e encaminhou ao mercado de trabalho um expressivo número de profissionais.

Adaptando-se às tendências e exigências do mercado, o CAVG/IFSul apresenta hoje uma grade com muitas opções aos estudantes, de cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, pós-graduação, EAD e, ainda este ano deverá oferecer a possibilidade de os estudantes cursarem um “mestrado”. O EAD oferece opções em cursos como “Técnico em Biocombustíveis; Agroindústria; Administração e Contabilidade”.

O Campus CAVG/IFSul mantém, ainda, o sistema de internato para alunos dos cursos técnicos, oferecendo alojamento, alimentação, transporte, apoio etc. Atualmente, a comunidade estudantil do Campus é formada por aproximadamente 800 alunos. No EAD, que tem base no Campus, estudam cerca de três mil alunos.

Comentários ()

Seções