Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

CEEE inicia inspeção aérea em 5,8 mil quilômetros de linhas de transmissão

CEEE inicia inspeção aérea em 5,8 mil quilômetros de linhas de transmissão
27 outubro
15:59 2013

Técnicos da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) iniciam, na próxima terça-feira (29), a inspeção aérea que faz parte do programa de manutenção preventiva, em 5,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, numa atividade que inclui a inspeção de 80% da malha de transmissão da Companhia. O objetivo do trabalho é, anualmente, preparar o sistema elétrico para o verão.

A inspeção é fundamental para deixar o sistema pronto para enfrentar as elevadas temperaturas, que resultam em aumento de carga no Sistema. Para tanto, a CEEE-GT contratou um helicóptero que vai percorrer o traçado das linhas em 180 horas de voo e que será realizado entre os meses de novembro de 2013 a fevereiro de 2014.

A execução do serviço caracteriza-se por uma ação que visa evitar a ocorrência de falhas transitórias e permanentes, que estão relacionadas com o crescimento da vegetação sob as linhas de transmissão, favorecida pela elevada incidência de chuvas neste período, associada ao rebaixamento significativo dos cabos condutores causado pelo aumento da demanda e da temperatura ambiente.

O trabalho vai investigar a existência de defeitos visíveis e atacar pontos críticos que podem ocorrer no percurso da linha e permite uma ação imediata no concerto do problema. Para o diretor de Transmissão, Gilberto Silva da Silveira “esta é a maneira mais rápida de detectar anomalias de forma ágil, acelerando as ações pontuais para a solução dos problemas relacionados principalmente com a vegetação, vandalismo e instrumentos, que representam riscos potenciais à confiabilidade operacional do Sistema de Transmissão da CEEE-GT”.

A inspeção foi dividida em áreas onde estão concentradas as principais subestações do Estado que são: Gravataí, Canoas, Pelotas, Alegrete, Cruz Alta, Passo Fundo e Venâncio Aires.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções