Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Centro de Atendimento ao Autista é inaugurado em Pelotas

03 abril
17:16 2014

As nuvens tomaram conta do céu por volta das 16h desta quarta-feira (2/04/2014), quando se dava o início à cerimônia de inauguração do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. Nem a garoa fina que começou a cair levou embora mais de duzentas pessoas que se reuniam para comemorar este momento histórico. O prefeito Eduardo Leite, a vice Paula Mascarenhas, o secretário de Educação e Desporto, Gilberto Garcias e a diretora do Centro, Débora Jacks, não escondiam a alegria deste momento, justamente no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Eduardo Leite durante a inauguração do centro Foto: Eduardo Beleske

Eduardo Leite durante a inauguração do centro
Foto: Eduardo Beleske

O dia de hoje foi comemorado como um marco histórico para a cidade e em especial para a Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (AMPARHO). Após anos de luta pessoas que sofrem de transtorno do espectro autista, além de estarem inseridas nas escolas da rede municipal de ensino, também terão um espaço voltado para elas, com práticas que as auxiliarão na inserção na comunidade. “A grande vitória de hoje é dessas senhoras de azul, dessas mães guerreiras da Amparho”, disse Paula em sua fala.

O Centro terá funcionamento de segunda a sexta-feira e tem capacidade para atender até 130 pessoas. Este número tende a crescer diante da divulgação do projeto que dará maior visibilidade aos portadores desta necessidade.

O filho do doutor Danilo Rolim de Moura, Lucas Rolim de Moura, que é homenageado dando nome ao Centro, agradeceu a menção a seu pai, um grande lutador pela causa dos autistas. Um ambiente de alegria e comoção tomou conta da casa na Gonçalves Chaves, 3.416. Ao final da cerimônia as mães da Associação ovacionaram Garcias, que junto a Danilo sempre esteve a frente da causa. “Cachoeira, cachoeira”, gritavam elas em meio a palmas.

“Na sociedade, existem mais autistas do que diabéticos infantis, portadores de câncer infantil e de síndrome de down somados”, disse o secretário de Educação. Para ele, oferecer um serviço assim aos autistas é capacitar estas pessoas a fazer o que outras pessoas fazem. “Este é um grande passo para a realização de algo maior, não só para os autistas, mas para todos os deficientes”, finaliza.

“Este é um grande passo para a realização de algo maior, não só para os autistas, mas para todos os deficientes” disse o secretário da educação Gilberto Garcias

“Este é um grande passo para a realização de algo maior, não só para os autistas, mas para todos os deficientes” disse o secretário da educação Gilberto Garcias
Foto: Eduardo Beleske

Estiveram presentes a cerimônia de inauguração do Centro, Clésis Croshemore, secretária de Justiça Social e Segurança; Arita Bergmann, secretária de Saúde; Neiff Satte Alam, secretário de Qualidade Ambiental; Paulo Morales e Sadi Sapper, assessores especiais da prefeitura; os vereadores Ivan Duarte (PT) e Luiz Henrique Vana (PSDB); Denise Marques Mota, vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFPel; Ângela Pilguer de Oliveira, assessora de Planejamento da Fundação de Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no Rio Grande do Sul (Faders); Beatriz Feliti, vice-diretora do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura; Roberto Fehrembach, representando o deputado Estadual Catarina Paladini; Vera Lúcia da Silveira, representando o Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Juliano Maia e enfermeira Rosamar, representando o núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel e o criador desse núcleo, César Borges.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções