Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Cerimônia do Casamento Coletivo emociona noivos e familiares

Cerimônia do Casamento Coletivo emociona noivos e familiares
12 novembro
08:31 2018

Há 24 anos o Casamento Coletivo, realizado pela Prefeitura, mostra que não existe idade, raça, religião ou classe para o amor. E na noite da últoma sexta-feira não poderia ter sido diferente: 46 casais reafirmaram sua união e companheirismo um com o outro, e com os amigos e familiares que acompanharam a cerimônia realizada no Clube Diamantinos, com direito a decoração, música ao vivo, vestidos, ternos, buquês e muita emoção.

Um dos casais que oficializou a convivência de 30 anos teve motivo duplo para celebrar. Moradores do Navegantes, Eva Rosana Castro Machado e José Francisco Farias da Cunha, além de dizerem o “sim” coletivo, acompanharam o grande dia do filho Michael e da nora Jéssica. Foi o amor e a determinação do jovem casal de deficientes visuais que motivou Eva e José a se inscreverem no projeto, ainda no mês de junho.

“É uma alegria imensa estar aqui com minha família. Se não fosse pela insistência do meu filho, não teria dado essa chance ao casamento”, contou Eva, minutos antes de assinar a certidão junto ao esposo. Ela também agradeceu a atenção e o cuidado de toda equipe envolvida na preparação para que tudo ocorresse da melhor forma.

A iniciativa é viabilizada pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e o Foro de Pelotas, por meio do Projeto Ronda da Cidadania. Neste ano teve também apoio da Secretaria de Educação e Desporto, Sanep e Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom), além das empresas parceiras que garantiram uma festa de grande porte, com custo zero aos cofres públicos: Senac, Laboratório Antonello, Irgovel, Fael, Floricultura Muller, JP Produções, Embeleze, Uni Colégio, Felicitá Decorações, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Ki Beleza, Marie Noivas, Salgaderia Portuguesa, JP Produções e Marie Noivas.

“É sempre uma emoção estar aqui, nesta cerimônia feita com tanto cuidado e carinho, que proporciona esse momento de afeto a tantas famílias pelotenses”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, que acompanhou o evento. A chefe do executivo municipal também destacou a importância de formalizar essas relações, para dar mais segurança às famílias.

Conforme explicou o juiz Marcelo Malizia Cabral, coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), 918 casais foram beneficiados pelo projeto desde 1993. No Rio Grande do Sul, a iniciativa existe desde 1950, com o intuito de legalizar e proteger as uniões.

“Aqui temos todos os tipos de casais. Podemos ver as características de cada um nos detalhes, olhares, movimentos. Casais jovens que apostam no futuro e no amor, e casais antigos que vêm para confirmar um amor construído ao longo do tempo. Que essa atmosfera possa contagiar todos vocês e que sejam sempre muito felizes”, desejou a prefeita aos noivos.

A cerimônia ainda contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz; dos secretários de Governo e Assistência Social, Clotilde Victória e Luiz Eduardo Longaray, respectivamente; a promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira; a diretora de Ações Inclusivas da SAS, Daiana Ribeiro; e o vereador Daniel Trzeciak (PSDB).

Projeto busca legalizar uniões e trazer mais proteção aos casais. Evento teve custo zero aos cofres públicos

Projeto busca legalizar uniões e trazer mais proteção aos casais. Evento teve custo zero aos cofres públicos

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções