Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

CETRES/UCPel participa de Audiência Pública sobre a Doença de Alzheimer

17 setembro
14:48 2014
Audiência Pública alusiva ao Dia do Portador da Doença de Alzheimer acontece hoje as 15 horas

Audiência Pública alusiva ao Dia do Portador da Doença de Alzheimer acontece hoje as 15 horas

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel), juntamente com a Câmara Municipal de Pelotas, promove, nesta quinta-feira, dia 18, às 15h, Audiência Pública alusiva ao Dia do Portador da Doença de Alzheimer. A doença, que é mais comum em pessoas da terceira idade, é uma degeneração do cérebro e não se sabe ao certo por que é ocasionada. Devido a isso, ainda não existem métodos de prevenção ou cura.

Para auxiliar familiares e cuidadores dos portadores da doença, o Cetres oferece o Grupo de Apoio a Cuidadores e Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer, um espaço para compartilhar sentimentos e trocar informações por pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Os encontros são semanais e ocorrem sempre às quintas-feiras, no horário das 14h às 16h30min.

No local, há espaço para os participantes expressarem medos, dificuldades e embaraços que muitos enfrentam ao assumir o papel de cuidador. “Queremos desafiar as barreiras dos cuidados da demência e encorajar os cuidadores e familiares  a receberem orientação e apoio”, comenta a coordenadora do grupo, assistente social Else Elizabeth Madruga.

Um pouco das dificuldades enfrentadas por portadores e familiares terá espaço na Audiência Pública, promovida pelo vereador Ademar Ornel em conjunto com os vereadores Salvador Ribeiro, Edmar Campos, Marcos Ferreira, Rafael Amaral, Beto da Z3 e Ricardo Santos. A Audiência ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Pelotas (Rua Quinze de Novembro, 207).

Sobre o Alzheimer

A Doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, uma doença progressiva e degenerativa do cérebro que afeta a memória, o pensamento, o comportamento e a emoção, causando confusão e diminuição da capacidade de julgamento. É um tipo de síndrome ou demência crônica cerebral, sendo uma deficiência dos neurotransmissores. A idade é o maior fator de risco, pois se estima que cerca de 5% das pessoas acima de 65 anos e 20% acima de 80 anos vão desenvolver a doença.

Inscrições para o grupo

Interessados em integrar o Grupo de Apoio a Cuidadores e Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer podem se inscrever diretamente no Cetres (Av. Domingos de Almeida, 3.150 – 1º andar). Os encontros, assim como as inscrições, são gratuitos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3228.9273.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções