Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Chile é líder em transporte público sustentável na América Latina

Chile é líder em transporte público sustentável na América Latina
01 novembro
14:46 2019

O presidente chileno Sebastián Piñera apresentou, em outubro, os 183 novos ônibus 100% elétricos que serão integrados ao sistema de transporte público da Região Metropolitana de Santiago.

Os veículos irão se juntar a outras unidades já em circulação desde 2018 e farão parte do recém inaugurado  “Corredor Elétrico Grecia”, através do qual circulará um total de 285 ônibus de emissão zero. O projeto coloca o Chile como país líder em mobilidade elétrica na América Latina.

O sistema é fruto da parceria público-privada entre o Ministério do Transporte do Chile, a empresa de transporte Metbus, a BYD – gigante chinesa de veículos elétricos – e a companhia de energia Enel. Os ônibus contam com 250 quilômetros de autonomia e têm capacidade para transportar 38 pessoas. São equipados com Wi-fi e carregamento USB.

“O transporte público é parte essencial de nossa qualidade de vida. Um bom sistema de transporte, mais seguro, mais cômodo, mais silencioso, mais rápido, melhora a qualidade de vida”, afirmou Piñera. “Estamos dando este grande salto para frente e para o futuro”, disse. “Depois das cidades chinesas, Santiago é a cidade com mais ônibus elétricos do mundo”, destacou.

O Corredor Elétrico Grecia também inclui 40 paradas com infraestrutura tecnológica construída pela Enel X, com o objetivo de melhorar a experiência de viagem do usuário. Os pontos de ônibus de alto padrão incluem iluminação LED, telas informativas, carregadores USB, estacionamento para bicicletas, entre outros. Este é o modelo mais completo de parada e se assemelha a uma estação de metrô de superfície.

“Graças ao trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o governo, hoje damos mais um passo inaugurando o primeiro eletrocorredor sustentável na região, o que nos motiva a continuar apoiando a transição do país para uma matriz energética mais limpa, que ajuda a resolver desafios importantes, como a redução da poluição de nossas cidades ”, disse Paolo Pallotti, gerente geral da Enel Chile.

“Atualmente, com os 285 ônibus 100% elétricos em operação, Santiago reduz suas emissões equivalentes de gás para mais de 9.400 carros convencionais. Na BYD, temos motivos para nos orgulhar, contribuindo com nossa tecnologia para o primeiro eletrocorredor na América. Esperamos continuar construindo nossos sonhos de uma cidade mais limpa com nossas soluções de transporte sustentáveis ​​”, disse Tamara Berrios, gerente nacional da BYD Chile.

O Chile não é o único país da América Latina a investir em veículos elétricos para transporte público. O Brasil, a Colômbia e o Panamá já contam com ônibus movidos a energia elétrica.

(Imagem Facebook Ministerio de Transportes y Telecomunicaciones Chile)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções