Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Ciclo de palestras aborda flagelo das drogas

20 agosto
09:23 2015

Nesta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, foi palco da palestra “Drogas: a realidade de um mundo de fantasia”, proferida pelo vereador Rafael Amaral (PP) e pelo coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Fé, Domício Sobrinho.

Utilizando abordagem pedagógica e contextualizando as informações sobre o uso de drogas com a realidade dos estudantes, as palestras tem cunho sócioeducativo, uma vez que levam ao público alvo a experiência real daqueles que, por um motivo ou outro, foram seduzidos pelo consumo de drogas. O colóquio ainda conta com distribuição de material informativo sobre cada tipo de droga e suas consequências no organismo.

Conforme o parlamentar, a ação é desenvolvida desde o ano de 2014, após a inclusão de Pelotas no Programa Crack, é possível vencer! Protagonista no processo que provocou a adesão do município ao programa, Rafael argumenta que a partir da r

Rafael Amaral Palestra

Rafael Amaral Palestra

ealização do I Fórum Regional de Combate as Drogas, realizado pela Câmara Municipal em 2013, “Pelotas começou a ser enxergada pelo Ministério da Justiça que coordena as atividades. Tenho me dedicado a promover um trabalho de prevenção ao uso de drogas e me posicionando contra a liberação do consumo, creio que este trabalho auxilia para no médio / longo prazo, reduzir o índice de novos usuários”, afirmou.

Além de incluir a cidade nos poucos 2,2% dos municípios brasileiros que aderiram ao convênio, o que representa 122 municípios dentre os 5.570 existentes no Brasil, o convênio ainda possibilitou o recebimento de R$ 2,5 milhões de reais para o desenvolvimento de ações de combate às drogas.  Com este recurso foram adquiridos um micro – ônibus, totalmente equipado com videomonitoramento, viaturas (veículos e motos) e Kit´s de repressão, além da construção de um CAPS AD III – 24h, cuja obra está em andamento.

O programa “Crack, é possível vencer!” é coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios e os municípios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Dentro desses três aspectos, são integrados vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.
O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com os municípios e visa oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas. As ações são destinadas a educadores; profissionais de saúde; comunidades terapêuticas; lideranças comunitárias e religiosas; conselheiros municipais e ONG´s.

As escolas que desejarem receber a palestra podem entrar em contato com o gabinete parlamentar do vereador Rafael Amaral através do número (53)3026-1001 ou pelo e-mail: [email protected]

Comentários ()

Seções