Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

CIDADE : Prefeita e secretários discutem prioridades

CIDADE : Prefeita e secretários discutem prioridades
08 janeiro
08:20 2020

Nova reunião das Secretarias de Ações da Cidade (SAC), na manhã de ontem, serviu para finalizar as apresentações de unidades administrativas da Prefeitura, quanto ao planejamento já executado, bem como para discussão sobre metas para este ano.

A prefeita Paula Mascarenhas, presente no encontro, participou da definição de prioridades, elencando preferências que tenham maior alcance, beneficiando parcelas maiores da população. A primeira reunião da SAC com este teor foi realizada no dia 20 de dezembro. Agora, foi a vez do segundo grupo de gestores manifestar-se sobre projetos.

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, detalhou ações que estão sob responsabilidade da Secretaria, vinculadas a medidas mitigatórias ou compensatórias ajustadas com terceiros. Estão em pauta projetos viários e cicloviários, o Parque Urbano Central, o parque da avenida Duque de Caxias, construção de calçadas em modelo padrão, qualificação do trapiche do Laranjal, rotas de acessibilidade, ciclovia e calçada na rua Comendador Rafael Mazza (rua das Traíras), entre outros.

“As prioridades são o Parque Urbano, o parque da Duque, o trapiche e a rua Comendador Rafael Mazza”, definiu a prefeita Paula. Para o parque da avenida Duque de Caxias – área no canteiro central que sediava posto de combustíveis – foi discutida a possibilidade de instalação de um ecoponto, quadras para prática de esportes e espaço para musculação.

Horto05DESENVOLVIMENTO RURAL

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está voltada à infraestrutura do Parque da Barragem, para transformá-lo em área propícia ao lazer e à preservação. “O local terá trilhas, bancos, um Centro Cultural e estufa para produção de mudas”, informou o secretário Jair Seidel

O Horto Municipal deverá unir-se ao Parque da Barragem. As mudas produzidas serão utilizadas na recomposição de matas e cedidas para uso em casos de ações que exijam o plantio como compensação. O Centro Cultural já está sendo equipado e será disponibilizado em breve, incrementando o potencial do Parque para atrair o público.

Obras ETE Novo Mundo 04ÁGUA E SANEAMENTO

O Sanep dará prosseguimento às obras de grande porte em andamento, como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo. Além disso, de acordo com relatos do diretor-presidente Alexandre Garcia, estão em pauta a Casa de Bomba Farroupilha, a drenagem da rua Mário Peiruque, a subadutora Balneário dos Prazeres, a adutora da ETA São Gonçalo, sistema de abastecimento de água em áreas rurais com recursos do Funasa, substituição de redes de água, troca de hidrômetros, programa de limpeza de bocas de lobo, projetos de compostagem e o de “Plástico zero” nas feiras livres, entre outros.

veículos trânsitoMOBILIDADE URBANA

O diretor executivo do Núcleo de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando van der Laan, detalhou as ações previstas pelo setor para este ano. Nelas, estão incluídos o contorno central da cidade, cruzamentos, estudo e implantação de centralidades, ciclofaixas, desvio para o transporte ferroviário, acessibilidade, e construção de calçadas e implantação de meios-fios na rua José Nelcimar Laroque, no Areal, travessa da avenida Ferreira Viana.

“As prioridades são a rua José Nelcimar Laroque, por ser uma via alternativa para o trânsito, e as intervenções de acessibilidade”, comentou a prefeita, com atenção especial ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

SERVIÇOS URBANOS E INFRAESTRUTURA

O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Antônio Ozório Campos, acompanhado da diretora operacional Lúcia Amaro, relatou ações realizadas em 2019, como a abertura de nove quilômetros de canais de drenagem, mais o recolhimento de lixo e entulhos. As práticas serão mantidas no cronograma deste ano, juntamente com roçado, atendimento da iluminação pública, ampliação de ecopontos e prosseguimento da utilização da mão de obra prisional (MOP) nos projetos e programas.

A prefeita Paula recomendou atenção à recuperação e manutenção das vias sem pavimentação. A aquisição de material, como saibro, toma lugar de destaque na pauta da Ssui.

tapa-buracosOBRAS E PAVIMENTAÇÃO

Tapa-buracos é uma atividade a ser mantida e dinamizada neste ano pela Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop). O secretário Luiz Eduardo Tejada comentou que, em 2019, foram usinadas duas mil toneladas de asfalto na usina do próprio município. Todo o material foi empregado nas intervenções de reparos nas vias pavimentadas e em projetos novos.

A manutenção das vias pavimentadas em condições favoráveis ao trânsito, oferecendo segurança e evitando prejuízos, será mantida como foco na atuação da Smop no decorrer do ano.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Idemar Barz; o coordenador da SAC, secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; o assessor de Comunicação, Gustavo Azevedo; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; o diretor executivo da Secretaria de Planejamento e Gestão, Vinícius Pires Ferreira; e a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria de Qualidade Ambiental, Bruna Ângelo Alves.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções